Apostolado da Oração refletirá sobre temática da Misericórdia

Apostolado da Oração refletirá sobre temática da Misericórdia

Congresso Nacional acontecerá de 9 a 11 de setembro, em Indaiatuba (SP)

“Misericórdia de coração a coração” é o tema escolhido para o Congresso Nacional do Apostolado da Oração, que acontecerá de 9 a 11 de setembro, na Casa de Retiro Vila Kostka – Itaici, Indaiatuba (SP). A abordagem está em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco.

O evento é preparado para os membros do Apostolado da Oração (AO) e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), agentes de pastoral, catequistas e interessados. O objetivo do Congresso é aprofundar e refletir sobre a temática do Ano da Misericórdia dentro da perspectiva missionária .

Serão oferecidas seis conferências temáticas. A primeira será com o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Sergio da Rocha, que fará a exposição “Jesus Cristo: o rosto da Misericórdia do Pai”.

As outras conferências serão “Mater misericordiae: a discípula do coração de Jesus”, com o  teólogo, escritor, cantor e compositor dehoniano, padre Joãozinho; “O Caminho do Coração: itinerário espiritual do AO”, com o diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos; “Ser testemunha de Cristo num mundo sem coração”, com o educador e escritor Eduardo Machado; “Coração de Jesus: nossa esperança e consolação”, com gestora de projetos institucionais da Pastoral Escolar, Vânia de Oliveira; e “Jesus Cristo, a misericórdia em ação”, com diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Eliomar Ribeiro.

De acordo com a organização do evento, o Apostolado da Oração passa por um processo de recriação no mundo. “Foi preciso resgatar a memória histórica do movimento para que, frente aos desafios da humanidade, tivéssemos um aspecto mais missionário. Ir ao encontro do outro por meio do Orar em Ação”, explica. Neste sentido, o movimento tem como principal prioridade tornar conhecido o Documento de Recriação do AO, “Um Caminho com Jesus em Disponibilidade Apostólica”, e o itinerário de formação “Caminho do Coração”.

Para a realização das prioridades são utilizadas ferramentas de comunicação, como a revista Mensageiro do Coração de Jesus, que comemora 120 anos de edição este ano; outros materiais impressos, como o Manual do Coração de Jesus; redes sociais na internet e eventos. Durante o Congresso, serão apresentados aos participantes o documento de Caminho do Coração, o aplicativo de oração Click To Pray e o vídeo do papa.

As inscrições para o Congresso Nacional do Apostolado da Oração estão abertas até o dia 20 de agosto. Iinformações:

Sede Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (AO) e MEJ:
Rua: 1822, 341 – Ipiranga – São Paulo – SP
CEP: 04216-000
Telefone: (11) 2985-0001
sedeaomej@aomej.org.br