Arquidiocese de São Luís realiza Semana Nacional da Família

Arquidiocese de São Luís realiza Semana Nacional da Família

O evento ocorre em todo Brasil durante a segunda semana de agosto

A Arquidiocese de São Luís, através da Pastoral Familiar, realiza a Semana Nacional da Família de 13 a 21 de agosto. O evento será realizado em todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil e traz como tema “Misericórdia na família: dom e missão”, em sintonia com o Ano da Misericórdia, convocado pelo papa Francisco em dezembro de 2015.

“Com este tema a semana nacional da família reafirma a necessidade das famílias refletirem sobre suas ações e repensarem novas posturas baseados nos ensinamentos de Cristo. O papa Francisco lançou o ano de 2016 como Ano da

Misericórdia, na perspectiva dos cristãos se tornarem cada vez mais misericordiosos, assim como o Pai é conosco”, ressalta José de Arimatea Vieira, vice-coordenador da Pastoral Familiar Arquidiocesana.

Na Arquidiocese de São Luís, a abertura será com a “Carreata Santa das Famílias” com saída programada para às 16h, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, com destino ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Monte Castelo. No Santuário, os casais passarão pela Porta Santa e receberão as indulgências. O momento será encerrado com uma santa missa campal.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição foi escolhido como uma das três Portas Santas da Arquidiocese de São Luís pelo arcebispo de São Luís, dom José Belisário.

Gesto Concreto

O Setor Jovem da Pastoral Familiar é responsável pelo gesto concreto da Semana Nacional da Família. As pessoas que forem para a carreata podem contribuir levando um quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão doados à asilos de idosos São Luís, como o Lar São Vicente de Paulo, no Joao Paulo.

História

A Semana acontece desde 1992, sempre na segunda semana de agosto, mês dedicado às vocações, tendo início com o “dia dos pais” e o seu encerramento no domingo, dia em que a Igreja dedica à vocação matrimonial.