Eclipse solar poderá ser visto hoje em São Luís na Praça Maria Aragão

Eclipse solar poderá ser visto hoje em São Luís na Praça Maria Aragão

Imagem: reprodução/internet.

Imagem: reprodução/internet.

São Luís será a terceira melhor capital para observar o eclipse no país, que acontecerá na tarde de segunda-feira, 21.  Quem quiser observar o fenômeno, a Praça Maria Aragão será ponto de observação, que será visto parcialmente a partir das 16h17. De acordo com pesquisadores da Sociedade Astronômica do Maranhão e do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA, o eclipse solar deverá durar aproximadamente 45 minutos.

O evento é considerado raro e de alta importância pelos astrônomos e servirá de base para o aprofundamento das pesquisas acerca do sol e suas interferências no universo. As regiões Norte e Nordeste deverão ver o fenômeno de forma mais precisa, outros municípios das regiões Sul e Sudeste, por posição geográfica, deverão ter as visualizações do eclipse praticamente nulas.

A última vez que fenômeno semelhante aconteceu no país foi em 2006. À época e na Região Nordeste, apenas parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba acompanharam o eclipse. De acordo com os pesquisadores, a previsão é de que o próximo eclipse total solar ocorra no território brasileiro apenas em 2045. De maneira parcial, o fenômeno ocorrerá em 2019.

Em novembro de 2013, o Maranhão também esteve na penumbra e naquela ocasião o Sol foi bloqueado por cerca de 30%. Apesar do pequeno acréscimo no eclipse desse ano, vale muito a observação.

Segundo o site de Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), também haverá a observação do eclipse no Campus Paulo VI da UEMA pelo Observatório Astronômico da Física (OBAFIS) a partir das 16:15h.