Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização na América Latina

Frades Menores Conventuais celebram 70 anos de evangelização na América Latina

A Ordem dos Frades Menores Conventuais celebra 70 anos de sua chegada no continente latino-americano. Para comemorar a data, será realizado um Congresso entre os dias 13 e 17 de julho, no Rio de Janeiro. O encontro tem como foco aprofundar a reflexão sobre os cenários, a prática missionária e evangelizadora dos frades na América Latina e Caribe.

“A gente espera que o encontro dos frades seja uma injeção no braço da Ordem na América Latina para continuar essa missão e, quem sabe, chegar a outros países também”, afirma o bispo emérito de Valença (RJ), dom Elias Manning.

Dom Elias explicou também como a Ordem está presente no País. “Temos quatro jurisdições no Brasil, que foi um país onde a nossa Ordem se expandiu e floresceu muito, são elas: Rio de Janeiro e Minas Gerais, São Paulo e Região Sul, Goiás, Distrito Federal e a região Nordeste”, diz.

Ainda de acordo com ele, entre esses quatro grupos no Brasil, a Ordem já possui cinco bispos, entre eles, dom Fernando Mason, de Piracicaba (SP); dom João Mamede, de Umuarama (PR); dom João Wilk, de Anápolis (GO); e dom Janusz Danecki, auxiliar de Campo Grande (MS).

Segundo o porta-voz do evento e responsável pela liturgia do encontro, frei Cláudio Vieira, todos os bispos mencionados acima estarão no Congresso. Para ele, isso “já está sendo uma benção”, enfatiza.

O evento contará com uma programação rica em debates. Na programação constam mesas redondas e palestras diversificadas.

No primeiro dia do Congresso, 13, haverá uma celebração de abertura, seguida da palestra sobre “Os Grandes Momentos Históricos da Igreja Latino-americana”, ministrada por Eduardo Hoornaert. Na quinta-feira, 14, vários palestrantes abordarão o tema “Aproximação Crítica a alguns Fragmentos da Memória Histórica da Evangelização realizada pelos Franciscanos Conventuais na AL e Caribe”.  Já no dia 15, haverá um Cine Fórum. No último dia, uma celebração eucarística será realizada para comemorar os 70 anos da chegada da Ordem ao continente latino-americano. Para saber mais sobre o evento, acesse as redes sociais:

Facebook

Instagram

RCR/CNBB