Hábitos saudáveis são essenciais para o combate ao câncer

Hábitos saudáveis são essenciais para o combate ao câncer

Câncer

O relatório “Incidência de Câncer 2016“, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos da doença no Brasil até 2017. Os tipos mais frequentes em homens serão próstata (28,6%), pulmão (8,1%), intestino (7,8%), estômago (6,0%) e cavidade oral (5,2%). Nas mulheres, os cânceres de mama (28,1%), intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%) figurarão entre os principais.

“A nossa população está envelhecendo e os hábitos de vida ajudam a aumentar essa incidência. Associado a isso, os países em desenvolvimento não organizam adequadamente as políticas de prevenção, o que poderia evitar muitos casos desses tumores”, explica a oncologista Raquel Cossete. A médica ainda acrescenta que a presença constante no consultório é fundamental para manter a saúde em dia e evitar o desenvolvimento de câncer.

No Maranhão, o INCA aponta uma estimativa de 6.370 novos casos para o ano de 2016. Nas mulheres, o câncer de colo de útero é o mais frequente e nos homens o câncer de próstata que, segundo a oncologista, são doenças que podem ser evitadas com atitudes simples. “Um exame ginecológico, realizado uma vez ao ano, o uso de preservativos e adequada higiene íntima são essenciais para evitar esses cânceres”, enfatiza.

Ouça a reportagem de Matheus Coimbra para a rádio Educadora AM 560: