Papa visitará ilha grega para encontro com refugiados

Papa visitará ilha grega para encontro com refugiados

papa

Papa acompanhará o Patriarca Bartolomeu em visita que será um novo apelo em prol dos refugiados

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco vai visitar a ilha de Lesbos, na Grécia, no próximo sábado, 16. A informação foi confirmada, nesta quinta-feira, 7, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

Francisco acolhe, assim, o convite do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu; e do presidente da Grécia, Prokópis Pavlópoulos.

Na ilha grega, o Santo Padre, o Patriarca Bartolomeu e o arcebispo de Atenas e de toda a Grécia, Sua Beatitudine Hieronimus II, terão um encontro com os refugiados ali abrigados.

A iniciativa dos líderes religiosos é importante tendo em vista a atual crise de refugiados, a maior desde a 2ª Guerra Mundial. A crise tem tido grande reflexo na Europa, principal destino daqueles que fogem de seu país de origem seja por guerra, fome ou perseguição. E a rota Turquia-Grécia é uma das mais movimentadas.

Às vésperas do anúncio oficial da visita de Francisco, a Organização Internacional para Migrações (OIM) divulgou dados alarmantes sobre o fluxo migratório no Mar Mediterrâneo, um dos principais meios de travessia. De acordo com a entidade, mais de 172 mil migrantes e refugiados chegaram à Europa pelo mar em 2016, até o primeiro fim de semana de abril.

A OIM, que é uma agência parceira da ONU, calcula que este ano já morreram no mar 714 pessoas – um aumento de cerca de 50% em relação ao mesmo período de 2015, quando 489 migrantes perderam a vida. No ano passado, o número de mortes no Mediterrâneo chegou a 3.770.

A ilha de Lesbos está localizada a nordeste do mar Egeu. Ela é a terceira maior ilha grega e a sétima maior do Mediterrâneo, com cerca de 320 quilômetros de litoral.

Fonte:http://papa.cancaonova.com/papa-visitara-ilha-grega-para-encontro-com-refugiados/