Pastoral Carcerária lança documentário sobre mulheres presas

Pastoral Carcerária lança documentário sobre mulheres presas

“As Mulheres e o cárcere” aborda a lógica torturante do encarceramento feminino no país

A Pastoral Carcerária Nacional, com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e da Oak Foundation, lançou o minidocumentário “Tortura e Encarceramento em Massa no Brasil”. O filme, que integra o projeto de combate à tortura no sistema carcerário brasileiro, foi dividido em duas partes: a primeira delas tem como título “A Tortura como Política de Estado” e foi divulgada no ano passado.

Este ano, a Pastoral lançou a segunda parte do documentário. Com o título “Mulheres e o cárcere”, o material é um apelo contra as precariedades vividas pelas mulheres presas e contra a tortura sistemática no sistema prisional. Como questão central, o filme traz a problemática da urgente e necessária redução na população carcerária.

Segundo a coordenadora para a questão da mulher presa na Pastoral Carcerária Nacional, irmã Petra Pfaller, o sistema prisional ignora as suas especificidades e a realidade e as condições da prisão repercutem de forma ainda mais danosa em relação às mulheres, principalmente quando observadas as consequências que atingem suas filhas e filhos.

Assim como o documentário, a Pastoral Carcerária, juntamente com outras entidades e organizações sociais também apresentam outras ações e propostas concretas para o fim do encarceramento em massa na Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

Confira a íntegra da Agenda.

Clique aqui e assista o documentário.

Com informações da Pastoral Carcerária

Fonte: CNBB