Com a manutenção das orientações da Organização Mundial da Saúde, e do Ministério nacional, por conseguinte, dos governos estadual e municipal, a Arquidiocese de São Luis atenta aos cenários mundial e nacional organizou uma pequena cartilha com as principais orientações eclesiais para os tempos de enfrentamento à pandemia.
O texto traz compilados num mesmo arquivo PDF o último comunicado do arcebispo à Arquidiocese – aos padres, diáconos e leigos, retoma o decreto de 20 de março, e outros conteúdos elencados como importantes, são eles: comunicação da CNBB sobre alguns assuntos ligados à pandemia, Decreto da Congregação do Culto Divino sobre a celebração da Semana Santa, e, ainda para a Sexta-Feira Santa, sugestão da CNBB para a oração universal.
O intuito é auxiliar padres, diáconos e leigos a ter organizadas as instruções fundamentais e atualizadas da Igreja no Brasil e no Mundo, e claro, da Igreja local. Assinam a cartilha o arcebispo de São Luís, dom José Belisário, e o bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto. O Setor de Pastoral da Arquidiocese, por meio do seu coordenador, padre Jadson Borba, articula a circulação do conteúdo entre as instâncias da Arquidiocese.