Associação Comercial do Maranhão (ACM) completa, neste mês de agosto, 168 anos

O mês de agosto se inicia com muita expectativa na Associação Comercial do Maranhão (ACM) que, neste ano de 2022, chega aos 168 anos. Para comemorar o aniversário da entidade mais antiga do estado – a 5ª mais antiga do Brasil, uma série de ações serão realizadas até o final do mês.

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a cada semana uma atividade diferente será promovida como forma de celebrar o aniversário em grande estilo. Entre as novidades deste ano está a chegada de parceiros que apostaram no projeto ACM 168 anos – União, Superação e Novos Desafios e, assim deixarão um marco na história da entidade, como é o caso da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Agência de Desenvolvimento de São Luís (Amdes) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph). Além da gestão municipal, também somam ao projeto entidades parceiras como o Sebrae Maranhão, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e o Sistema Fiema.

“A proposta deste ano, além é claro de comemorar o aniversário da Casa, de darmos o start para a preservação do prédio do Palácio do Comercio, começando pela fachada, é de voltarmos as atenções para o momento que a classe empresarial maranhense está vivenciando e que carece de um olhar mais sensível do Poder Público, com políticas de fomento ao empreendedorismo. Vamos, nesta oportunidade de celebração, junto com nossos parceiros, discutir estratégias para o fortalecimento da nossa economia e para promovermos, na prática, novos negócios faremos uma Feira que vai gerar networking e oportunidades aos nossos associados”, observou o presidente Cristiano Barroso Fernandes.

A programação de aniversário se inicia nesta quarta-feira, 3 de agosto com um grande evento. Para esta data, a partir das 19h, na sede da ACM, estão reservados três momentos: “Lançamento do Selo Comemorativo São Luís 25 Anos de Patrimônio Mundial ”, uma parceria com a Prefeitura de São Luís; “Assinatura do Termo de Cooperação para Requalificação da Fachada do Palácio do Comércio”, uma parceria com o programa Canteiro Escola, Sinduscon e Fiema e também a apresentação de “Resultados e Desafios do Programa Lideração Centro Histórico”, uma parceria com o Sebrae Maranhão.

Já no dia 20 de agosto, a partir das 8h, uma oportunidade de celebrar novos negócios e ainda apreciar o que há de melhor na cultura local com a realização da Feira ACM Negócios e Oportunidades. Até as 13h haverá, na Praça Benedito Leite, exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas associadas da entidade e de negócios da economia criativa e colaborativa do Mobiliza SLZ. Para encerrar a ação deste dia, no local, acontecerá o “Encontro de Cazumbás” uma ação cultural promovida pela Prefeitura de São Luís e que será apreciada pelo público maranhense e por turistas.

Dia 24 de agosto, às 19h, em conjunto com as entidades empresariais, a ACM promove o gratuitamente o painel “Pacto pelo desenvolvimento: a união das entidades pelo fortalecimento econômico do Maranhão”. Haverá a palestra “Caminhos para o desenvolvimento econômico por meio da inovação” e ainda uma apresentação técnica com propostas das entidades empresariais para melhoria da economia maranhense.

A programação de aniversário da ACM encerrará no dia 31 de agosto com a Solenidade Magna de 168 anos de Fundação, o evento é fechado para autoridades, associados, diretoria, Conselho Superior da Casa e demais convidados especiais. Durante a solenidade, a ACM fará homenagem de honra ao Sebrae, pelos seus 50 anos de atividades, e também à empresa maranhense Farmácia Garrido, pelos 102 anos de atuação empresarial.

“A atuação da ACM não poderia ser traduzida e celebrada de forma diferente. Este é um momento muito especial e um marco para a classe empresarial. São 168 anos de história, conquistas, desenvolvimento e inovação. Só temos a agradecer a todos que acreditam na força do associativismo. Que o futuro nos reserve prosperidade e mais conquistas”, avaliou o presidente Cristiano Barroso Fernandes.

 

Sobre a parceria com a Prefeitura de São Luís:

Campanha e o Selo São Luís Patrimônio Mundial – 25 anos

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), lançará a Campanha e o Selo São Luís Patrimônio Mundial – 25 anos no dia 3 de agosto na sede da ACM.

Neste ano de 2022, a titulação de Patrimônio Mundial conferida à São Luís pela Organização das Nações Unidades para a Ciência, a Educação e a Cultura (Unesco) completa 25 anos, proporcionando um momento de comemoração e, ao mesmo tempo, reflexão sobre o quanto se avançou e os desafios que ainda terão que ser superados nos próximos anos.

A marca, que celebra os 25 anos de São Luís como Patrimônio Mundial, será oferecida a empresas que queiram estampá-la em seus produtos e peças promocionais. No lançamento do selo, a Prefeitura de São Luís aguarda que outras instituições e empresas façam adesão à campanha, reforçando assim que o patrimônio cultural confere identidade e memória coletiva à população, constituindo-se em um legado para a atual e futuras gerações.

 

Programa Canteiro Escola

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fumph realizará o lançamento da 2ª Edição do Programa Canteiro Escola, que irá restaurar as fachadas de dois monumentos simbólicos da cidade de São Luís: Palácio do Comércio (sede da ACM) e o Palácio Arquiepiscopal, localizado ao lado da Catedral de Nossa Senhora da Vitória,

As obras de conservação das fachadas, que serão realizadas pelos alunos sob orientação de docentes especializados e dos técnicos da Fumph, ocorrerão em duas fases. O início da primeira fase do Programa está previsto para agosto de 2022 e conclusão em dezembro do mesmo ano.

O Canteiro Escola é um potente instrumento de gestão compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada para formação de pessoas, fortalecendo o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de São Luís, patrimônio mundial.

 

Ouça aqui a íntegra da entrevista.

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Judiciário obriga Município de São Luís a recuperar escolas quilombolas e da periferia

Uma decisão judicial obrigou o Município de São Luís a apresentar, em seis meses, um …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x