Chegando a quase 40 dias de greve, os professores da rede estadual de ensino, os professores ligados ao movimento pelo piso, perfil utilizado nas redes sociais de oposição ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão, informou que os professores voltarão as salas de aula, mantendo o estado de Greve.
Três decisões proferidas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, nas últimas semanas, determinaram a suspensão do movimento grevista dos professores da Rede Estadual do Estado do Maranhão. o Sindicato através de seu presidente informou em vídeo divulgado que a categoria aceitaria o reajuste de 11% parcelado em duas vezes, e que a greve estava suspensa e a categoria voltaria as salas de aula.
Em vídeo divulgado no perfil movimento pelo piso analisou a greve e afirmou que a categoria sai fortalecida do movimento que apesar de voltarem as salas de aula, mantem-se o estado de greve, ainda esperando a realização de assembleias regionais para ouvir a maioria dos professores.