Devido o impacto da realização de Corpus Christi nos 15 municípios que integram a Arquidiocese, de modo particular, em São Luís, que por mais de 40 dias acompanham a preparação para o dia santo em que os católicos de todo o mundo celebram a Eucaristia – Corpo e Sangue de Cristo – dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano, receberá no próximo dia 13 de agosto, às 15h, em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Luís, Moção de Aplausos e Congratulações pela realização da Solenidade.
Neste ano, o tema escolhido foi “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), uma alusão ao tema da Campanha da Fraternidade que tratou sobre Fraternidade e Amizade Social. Além de ser uma cerimônia religiosa, Corpus Christi ainda realiza um trabalho social, com arrecadação de alimentos para distribuir em regiões de vulnerabilidade social.
Corpus Christi é uma celebração que dura aproximadamente 5 horas incluindo a Missa, a procissão luminosa, que neste ano percorreu 3.7km, concluindo com a Benção com o Santíssimo Sacramento. O projeto é coordenado pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, com gestão do padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, instância responsável pelas ações pastorais da Arquidiocese.
A moção foi uma proposição do vereador Daniel Oliveira e se dá em um momento em que ao celebrar o número sem precedentes de fiéis em corpus Christi 2024, a organização do projeto anuncia a ida para o Estádio Governador João Castelo (Castelão), que tem capacidade para cerca de 40 mil pessoas.
Com um número de 28 mil participantes na Missa da Solenidade de Corpus Christi – incluindo os mais de 2200 voluntários – que aconteceu no dia 30 de maio, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão integra atualmente a lista dos lugares no Brasil que reúne multidões em torno de grandes manifestações de fé. Para a realização da Solenidade foram envolvidos os fiéis das 59 paróquias, divididas em 10 foranias, distribuídas em 15 municípios – quatro situados na região insular e 11 na região continental.
Além dos números dos que participaram no Estádio Nhozinho Santos, a Missa foi transmitida pela Rádio Educadora FM 88.3, pelo YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e pelo canal da TV Fechada REDEVIDA nacional, além de 30 dias de exposição sobre a Eucaristia, em na Loja Oficial de Corpus Christi, instalada no Rio Anil Shopping.
Todos os católicos podem participar da cerimônia de Moção de Aplausos e Congratulações, que deverá contar com a presença dos coordenadores e membros das equipes e grupos de trabalho que estiveram atuando em Corpus Christi 2024.
Via Arquidiocese de São Luís do Maranhão