A comunidade do Calhau dá início, nesta sexta-feira (22), ao tradicional festejo em honra a São Luís Rei de França, padroeiro da capital maranhense e da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Neste ano, a celebração traz como tema “Alegrai-vos na Esperança!” (Rm 12,12) e se estende até a próxima segunda-feira (25), data em que a Igreja celebra o santo.
A programação começa logo pela manhã, às 7h, com a Oração das Laudes, seguida de café partilhado entre os fiéis. À noite, haverá a Santa Missa às 19h, presidida pelo padre Heitor Moraes, e, em seguida, atividades no largo cultural, com música, comidas típicas, bazar solidário e recreação infantil.
No sábado (23), a festa prossegue com missa das crianças pela manhã e, à tarde, momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração eucarística presidida pelo padre Enildo. Já no domingo (24), além da missa dominical e de batizados pela manhã, os devotos participarão de uma procissão pelas ruas do bairro às 17h, seguida de missa campal celebrada pelo padre Robério.
O ponto alto do festejo acontece na segunda-feira (25), dia de São Luís Rei de França, quando será realizada a missa de encerramento às 19h, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.
Segundo o pároco, padre Everaldo Araújo, o festejo é um momento de fé e de fortalecimento da devoção ao santo.
“São Luís nos deixou como herança a seu exemplo de vida cristã. O festejo é o momento de aprofundarmos e refletirmos sobre os ensinamentos deste santo conhecido por seu senso de justiça e pelo seu amor a Deus e aos pobres”, destacou.
A devoção a São Luís Rei de França na comunidade do Calhau remonta à década de 1980 e está vinculada à Paróquia de São Paulo Apóstolo.
Quem foi São Luís Rei de França
São Luís (Luís IX), rei da França, foi um dos primeiros leigos canonizados pela Igreja. Exemplo de fé como pai, governante e homem de oração, destacou-se pela justiça e pela caridade para com os pobres. Casado com Margarida de Provence, teve 11 filhos, aos quais transmitiu valores cristãos. É celebrado em 25 de agosto, data de sua morte, sendo considerado também o padroeiro dos governantes.
Programação Completa
22/08 (sexta-feira):
- 7h Laudes
- 7h30 Café Partilhado
- 17h Confissões
- 18h Terço
- 18h30 Novena
- 19h Missa (Pe. Heitor Moraes)
- 20h30 Largo Cultural
23/08 (sábado):
- 9h Missa das Crianças
- 17h Confissões
- 17h30 Adoração ao Santíssimo (Diáconos)
- 18h30 Novena
- 19h Missa (Pe. Enildo)
- 20h30 Largo Cultural
24/08 (domingo):
- 7h Missa Dominical
- 9h Batizado
- 17h Procissão
- 18h30 Missa Campal (Pe. Robério)
- 20h Largo Cultural
25/08 (segunda-feira): Dia de São Luís Rei de França
- 17h Confissões
- 18h Terço
- 18h30 Novena
- 19h Missa de Encerramento (Dom Gilberto Pastana)