Eduardo Braide, do PSD, de 48 anos, foi reeleito prefeito de São Luís neste domingo (6), no primeiro turno, para um mandato de mais quatro anos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 79,02% das urnas apuradas, às 18h27.
Braide foi reeleito com 70,12%, com 403.981 votos válidos, apurados até às 20h23 do domingo, com 100% das seções totalizadas. A vice-prefeita reeleita na chapa é Professora Esmênia (PSD). Esta é a segunda vez que Braide é eleito para um cargo público no executivo.
São Luís era a única capital do país em que o PT, partido do presidente Lula e o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, estavam em uma mesma chapa, a de Duarte Júnior (PSB). O candidato do PSB ficou em segundo lugar, com 22,56% e recebeu 129.962 votos válidos, apurados até às 20h24. com 100% das seções totalizadas.
A última vez que São Luís resolveu uma eleição em primeiro turno foi há 20 anos, em 2004, quando o ex-prefeito da capital, Tadeu Palácio, foi reeleito com 50,12%.
Ao todo, a disputa para à Prefeitura de São Luís contou com sete candidatos e uma candidata. Confira a votação de cada um com 100% das seções totalizadas, às 20h25.
Eduardo Braide (PSD): 70,12% | 400.981 votos válidos
Duarte Júnior (PSB): 22,56% | 129.962 votos válidos
Dr. Yglésio (PRTB): 3,18% | 18.348 votos válidos
Fábio Câmara (PDT): 1,35% | 7.800 votos válidos
Flávia Alves (Solidariedade): 0,84% | 4.812 votos válidos
Wellington do Curso (NOVO): 0,77% | 4.409 votos válidos
Franklin Douglas (PSOL): 0,76% | 4.386 votos válidos
Saulo Arcangeli (PSTU): 0,43% | 2.451 votos válidos
Propostas de Braide
Com 11 páginas, o plano de governo de Eduardo Braide conta com propostas nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, transporte público e mobilidade urbana. O prefeito reeleito dividiu as propostas em três eixos: Cidade Mais Humana, Cidade Mais Inteligente; e Cidade Mais Sustentável.
Entre algumas propostas de Braide, estão a construção da Maternidade Municipal em parceria com o Governo Federal e de novas Unidades Básicas de Saúde. Confira, abaixo, outras propostas do prefeito:
-Criar um Núcleo Especializado em Diagnóstico Precoce e Tratamento para crianças neurodiversas no Hospital da Criança, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar;
-Implantar a Telemedicina e um Aplicativo para facilitar a marcação de Consultas e Exames;
-Ampliar o Espaço da Mulher ofertando acesso a um conjunto integrado de ações e organismos visando seu empoderamento econômico, político e social através da inserção sócio produtiva, elevação da autoestima e exercício da cidadania;
-Construir mais Ciclovias e Ciclofaixas interligadas a outros modais de transportes, além de renovar e ampliar a frota de ônibus do transporte público;
-Implantar Sistema de Câmeras Inteligentes em pontos estratégicos da cidade;
-Criar o Museu Nacional do Azulejo – para preservar e promover a arte e história do azulejo e fortalecer o turismo cultural.
Quem é Eduardo Braide
Eduardo Braide tem 48 anos, é natural de São Luís, e tem formação como advogado. Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e foi reeleito para um segundo mandato neste domingo (6).
Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual de 2010 a 2014 e de 2015 a 2018. Também foi deputado federal por dois anos, até assumir a prefeitura.
Neste ano, a vice na chapa foi a atual vice-prefeita de São Luís, a professora Esmênia Miranda (PSD). Apoiaram a candidatura à reeleição de Braide os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Republicanos.