A Academia Maranhense de Trovas (AMT) realiza ao longo deste mês de maio uma programação alusiva ao 89° aniversário do seu patrono, o escritor, poeta, professor e jornalista Carlos Cunha (1933-1990). A programação será aberta no dia 18 de maio (quarta-feira), dia de nascimento do poeta, com a exposição “A Páscoa das Gaivotas”, às 19h, na Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei), no Shopping São Luís. “A Páscoa das Gaivotas” é o nome de um dos livros de Carlos Cunha, publicado no século passado, referente a obras de artistas plásticos maranhenses da época.
A exposição terá quadros do rosto de Carlos Cunha doadas por artistas como Ana Luiza Ferro, Liana Piorski, Rogério e Izabel Cunha, filha do poeta, falecida ano passado. O quadro foi cedido pela neta, Carol Cunha, filha de Izabel. Na exposição, constam ainda vitrines dos livros de Carlos Cunha, a hemeroteca e clipping de trabalhos publicados em jornais organizados pelo próprio poeta e escritor. “Vamos reunir trabalho de artistas contemporâneos e trabalhos realizados por Carlos Cunha. Esta é uma justa homenagem ao patrono da Academia Maranhense de Trovas que deixou um legando e muito contribuiu para a literatura, a educação e o jornalismo maranhense”, afirma Delegada da União Brasileira de Trovadores (UBT) no Maranhão e presidente da AMT, Wanda Cunha.
No mesmo dia da abertura do evento, também serão entregues medalhas e botons oficiais dos membros efetivos da AMT, que foi revitalizada em dezembro do ano passado. A medalha contém o brasão da entidade de um lado e, do outro, a imagem do escritor.
Fundada em 07 de dezembro de 1968 por Carlos Cunha, junto com outros trovadores da época, a AMT ficou inativa após a morte prematura de seu fundador, em 1990. Em dezembro do ano passado, a AMT foi reativada e deu posse coletiva a 40 novos membros. Ainda em maio, está previsto o lançamento da segunda edição do livro “Eu e a Academia Maranhense de Trovas, de Carlos Cunha. O livro já está na gráfica, sob os cuidados da Editora J.A.A. Viegas.
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / AMT)