O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta nesta quinta-feira (6) sobre um novo golpe que tem feito vítimas em todo o país. Criminosos estão realizando ligações falsas, se passando pela Central 135, e pedindo que aposentados e pensionistas digitem “1” ou “2” para confirmar dados pessoais ou manter o benefício ativo.
O INSS reforça que não realiza Prova de Vida por telefone, mensagem de texto ou e-mail, e que nunca solicita senhas, dados pessoais ou transferências de dinheiro.
Atualmente, a Prova de Vida é feita automaticamente, por meio do cruzamento de informações em bases oficiais do Governo Federal. Isso significa que a maioria dos aposentados e pensionistas não precisa realizar nenhuma ação para manter o benefício ativo.
Apenas os segurados que não foram identificados nesse cruzamento de dados precisam fazer o procedimento. Esses casos são notificados exclusivamente por meio do extrato bancário, e o INSS já comunicou cerca de 4 milhões de beneficiários que devem regularizar a situação em até 30 dias.
Como regularizar a Prova de Vida
• Pelo Meu INSS: acesse o site ou aplicativo, faça login e siga as instruções. Em alguns casos, será necessário realizar o reconhecimento facial.
• Pelo banco: algumas instituições financeiras permitem realizar a Prova de Vida diretamente pelo aplicativo ou site.
Dicas para se proteger de golpes
• Desconfie de qualquer ligação, mensagem ou e-mail que peça confirmação de dados ou ameace bloquear o benefício.
• Nunca forneça informações pessoais por telefone.
• Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com a Central 135 ou acesse o site oficial do Meu INSS.
Com informações de Agência GOV.BR
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