A deputada estadual Iracema Vale (PSB) foi eleita por unanimidade à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ela fica no comando do Poder Legislativo estadual no biênio 2023 – 2024 e não teve concorrentes ao cargo e se tornou a primeira mulher a comandar a casa de 188 anos.
Em seu primeiro discurso como presidente, Vale ressaltou sua história na política e a importância das mulheres na atual conjuntura do MA. “Essa mudança representa não apensas uma pauta, mas o inicio de uma transformação de mentalidade. O povo maranhense está criando uma nova narrativa. Embora a exclusão histórica das mulheres na politica ainda reverbere, é possível ter uma visão otimista para o futuro”, declarou.
Após a solenidade de posse dos deputados eleitos e a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta quarta-feira (1º), os parlamentares reelegeram a deputada Daniella (PSB), por unanimidade, ao cargo de procuradora da Mulher da Assembleia para o biênio 2023/2024.
Composição da mesa
A nova presidente liderou a chapa “União pelo Maranhão”, composta ainda por Rodrigo Lago (1° Vice-Presidente), Arnaldo Melo (2° Vice-Presidente), Fabiana Vilar (3º Vice-Presidente), Andreia Martins (4° Vice-Presidente), Antônio Pereira (1° Secretário), Roberto Costa (2° Secretário, Osmar Filho (3° Secretário) e Guilherme Paz (4° Secretário).
Sobre a Procuradoria
A Procuradoria da Mulher é um órgão da Casa Legislativa que objetiva zelar pela defesa dos direitos das mulheres, receber, examinar e encaminhar às instituições competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher, além de promover audiências públicas e pesquisas.
O órgão também atua com foco na participação política da mulher e tem o papel de opinar e auxiliar nos projetos que estão tramitando nas Comissões da Casa, avaliando aqueles que tratem, no mérito, de direito relativo à mulher ou à família. O órgão também deve participar de discussões sobre a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres do Maranhão.