Foi preso, no início da tarde desta sexta-feira (11), Leandro da Silva Sousa, suspeito de matar o delegado Márcio Mendes Silveira, de 51 anos. A vítima foi morta durante uma operação na manhã dessa quinta-feira (10), na zona rural de Caxias, no Maranhão.
Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi preso em uma área próxima a sua própria residência e a casa dos pais dele, localizado no povoado Jenipapeiro, na zona rural de Caxias. Segundo a polícia, Leandro da Silva foi capturado em uma região de mata.
Leandro da Silva Sousa está sendo encaminhado para a Delegacia Regional de Caxias, onde deve prestar depoimento e em seguida, ser transferido para o Sistema Prisional do Maranhão. O suspeito também feriu dois agentes, que seguem internados em um hospital em Teresina (PI).
Entenda o crime
O delegado Márcio Mendes foi morto durante uma operação na zona rural de Caxias, no interior do Maranhão. O delegado, de 51 anos, foi atingido por um disparo de espingarda no pescoço e morreu ainda no local. O caso aconteceu na manhã dessa quinta-feira (10), enquanto a equipe da Polícia Civil tentava cumprir um mandado de prisão contra Leandro por roubo.
Outros dois agentes que participavam da ação também foram baleados, mas sobreviveram. Eles foram levados para um hospital em Teresina, no Piauí, e estão em recuperação. A operação era realizada no povoado Boa Vista, que fica na divisa entre os municípios de Caxias e Timon.
Natural de Fortaleza, no Ceará, Márcio Mendes morava atualmente em Teresina e atuava havia cerca de três anos no 4º Distrito Policial de Caxias, unidade responsável pelas investigações na Região Leste do Maranhão. Ele também já havia trabalhado em Trizidela do Vale e por quatro anos em Coelho Neto. Márcio era filho de dois médicos oftalmologistas de Teresina e deixa dois filhos.
Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) confirmou o fato e lamentou a morte do delegado. Leia:
“É com profunda consternação e revolta que a Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol-MA) recebe a notícia do assassinato covarde do delegado Márcio Mendes, ocorrido nesta quinta-feira (10), na cidade de Caxias, durante o cumprimento de um mandado de prisão. O delegado foi alvejado por um criminoso enquanto exercia sua função com bravura e compromisso com a Justiça. Dois investigadores que o acompanhavam também foram feridos, mas passam bem.
A Adepol-MA manifesta solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho do delegado Márcio Mendes. Não podemos permitir que esse tipo de crime bárbaro aconteça e atinja quem dedica a vida à segurança da população.
Reafirmamos que vamos cobrar rigor absoluto nas investigações e acompanhar de perto todas as providências. A resposta a esse crime precisa ser rápida, firme e exemplar”.
Também por meio de nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) externou pesar e confirmou que a polícia realiza buscas para localizar e prender o suspeito dos crimes contra o delegado e agentes. Leia:
“A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informa que manifesta o mais profundo pesar e repudia o ataque covarde e brutal contra equipe da Polícia Civil de Caxias, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), enquanto a equipe cumpria mandado de prisão contra o suspeito por roubo, que resultou na morte delegado titular do 4º Distrito Policial de Caxias e feriu dois investigadores da Polícia Civil do município.
Foram enviados reforços de São Luís, incluindo equipes da Polícia Civil, Inteligência, Centro Tático Aéreo e das forças especializadas da Polícia Militar (GOE e FT) para o povoado Boa Vista, na zona rural de Caxias, na divisa com o município de Timon.
A SSP ressalta que todas as forças de segurança estão mobilizadas na região, realizando buscas para localizar e prender o suspeito, com o objetivo de dar uma resposta ao crime inaceitável”.
Via: Imirante.