Mais de seis mil vagas em cursos técnicos presenciais estão sendo ofertadas por meio do processo seletivo do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), para ingresso na instituição em 2025. As 6.110 vagas estão distribuídas nos 29 campi da instituição.
As inscrições serão feitas pela internet em dois períodos. De 21 de agosto a 15 de setembro para os candidatos que vão pedir gratuidade no pagamento da taxa de inscrição. Já para aqueles que vão pagar a taxa no valor de R$ 30,00, o período será de 19 de setembro a 21 de outubro.
Há vagas nas cidades de Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.
A prova será realizada no dia 24 de novembro. Os candidatos terão que responder a 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Cada uma delas terá quatro alternativas, com uma única opção correta.
Acesso à instituição
O Ifma possui três formas de cursos técnicos. A forma integrada ao Ensino Médio tem duração de três anos e reúne, simultaneamente, os conhecimentos das disciplinas regulares do Ensino Médio e do curso técnico escolhido.
Os cursos da forma concomitante ao Ensino Médio permitem ao aluno cursar paralelamente o curso técnico escolhido no IFMA e as disciplinas do Ensino Médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário.
Na forma subsequente ao Ensino Médio, por sua vez, os cursos são para os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e têm interesse em receber uma formação técnica no Instituto. Em todas as formas, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio ao concluir o curso.
Inscrições
As inscrições dos candidatos deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, no site do Ifma. Para os estudantes que tiverem necessidade, o Ifma vai disponibilizar um espaço com acesso à computador e internet nos campi para que eles realizem a inscrição. Os candidatos, também, poderão receber o auxílio de um servidor do Ifma para efetuar esse serviço.
O estudante com interesse em concorrer às vagas de isenção de pagamento da taxa devem fazer a inscrição no período de 21 de agosto a 15 de setembro. Para solicitar a isenção desse pagamento, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, nos termos do art. 5º, inciso II, do Decreto nº 11.016/2022. Aqueles que forem pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 30,00 deverão fazer a inscrição no período de 19 de setembro a 21 de outubro.
Reserva de vagas
Em cada curso, pelo menos 50% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em escola pública. Metade dessa cota é para os candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A outra metade é para estudantes de qualquer faixa de renda.
Em cada cota será garantido o percentual de 79,84% das vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de 9,10% às pessoas com deficiência e 3,97% aos quilombolas.
Independentemente do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, será garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga a cada grupo de cotas por curso e turno. Além disso, o sistema de cotas do IFMA possui a reserva de 2,5% do total de vagas aos candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, da renda e da raça/etnia.
Via Imirante