Hoje pela manhã (23), recebemos no programa “Roda Viva”, o diácono Rogério Napoleão, assessor eclesiástico regional da Pastoral da Sobriedade, conselheiro nacional; escritor; membro do Fórum Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas e ex-presidente do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas. O motivo da entrevista foi para tratar de um tema de grande relevância social, visto que estamos na ‘semana nacional sobre drogas’, proposto pela Pastoral da Sobriedade Nacional, organismo da CNBB, sob o lema “A prevenção começa na família”. Semana que irá de 19 a 26 de junho.
A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. Buscando a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas Parceiras e Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.
Durante a entrevista foram abordados assuntos tais como, o que é e como funciona a o trabalho da Pastoral da Sobriedade; as maiores dificuldades enfrentadas pela pastoral durante esse tempo de pandemia; os 12 Passos da Sobriedade; programação da semana nacional sobre drogas e como participar; a importância da família nesse processo que o dependente químico enfrenta até ficar totalmente livre; o que fazer para ajudar quando se descobre que um ente querido começou a usar drogas.
Fonte: Rádio Educadora