O Fundo da ONU para Infância, Unicef, está enviando apoio financeiro emergencial aos professores da educação pública no Afeganistão para janeiro e fevereiro.
O pagamento, financiado pela União Europeia, será de US$ 100 mensais por professor. Segundo o Unicef, cerca de 194 mil profissionais receberão o auxílio. Com isso, a agência busca reconhecer o papel crucial dos docentes na educação de milhões de crianças afegãs.
Apoio contínuo
O representante do Unicef no Afeganistão, Mohamed Ayoya, afirmou que a entidade precisa de US$ 250 milhões para continuar apoiando professores das escolas públicas. Ele pediu ajuda aos doadores para esta iniciativa, que permitirá o acesso contínuo à educação para meninas e meninos.
O Unicef também está implementando outras ações para fortalecer o sistema educacional no Afeganistão, apoiando educação comunitária, distribuição de materiais de ensino e aprendizagem e treinamento de professores, especialmente de profissionais mulheres.
Segundo o fundo, cerca de 8,8 milhões alunos estão matriculados em escolas públicas no Afeganistão.
O Unicef continua a defender que todas as crianças possam voltar à escola após as férias de inverno. De acordo com a agência da ONU, as escolas são mais do que estruturas onde as crianças aprendem; elas são um espaço seguro, de proteção e apoio psicossocial, incluindo contra abuso e exploração.
Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / ONU News)