(Mesa de abertura do V Encontro da Igreja Católica na Amazônia | Foto: Ana Paula, equipe de comunicação V Encontro da Igreja Católica na Amazônia)

V Encontro da Igreja na Amazônia Legal: “Sermos cada vez uma Igreja mais inserida”

Com o tema “A Igreja que se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança”, iniciou nesta segunda-feira (19) e termina quinta-feira (22), no Centro Maromba, Manaus (AM), o V Encontro da Igreja na Amazônia Legal. Encontro organizado pela Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA) e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

A cerimônia de abertura contou com a participação de dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente da CEA e presidente do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal dom Leonardo Stainer, OFM – o cardeal da Amazônia, arcebispo de Manaus, arquidiocese anfitriâ do evento e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e o Regional Norte 1 da CNBB, dom Ricardo Hoepers, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, do cardeal Pedro Barreto, bispo emérito de Huancayo (Peru) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), irmã Carmelita Conceição, vice-presidente da REPAM e ainda, representando o Governo Brasileiro, Kenarik Boujikian, secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República.

O fato de “nos encontrarmos é sempre importante, para criarmos mais comunhão, para pensarmos juntos a evangelização, permanecermos fiéis ao espírito missionário da nossa Igreja na Amazônia, revermos a nossa caminhada”, reforçou o cardeal Leonardo Steiner.

O cardeal fez menção à caminhada missionária e sinodal da Igreja da Amazônia, com horizontes muito bonitos e significativos, que se concretiza em “sermos cada vez uma Igreja mais inserida”, lembrando a encarnação proposta em Santarém, que hoje deve acontecer em realidades que são outras.

Em sua fala, o dom Leonardo Steiner destacou ainda o incentivo de Papa Francisco para se levar em consideração toda a realidade. Para o cardeal, esta perspectiva que “nos anima, mas é uma perspectiva exigente, porque não podemos deixar ninguém para trás. Queremos caminhar todos juntos, mas levando em consideração as realidades que estamos a viver”.
O cardeal Steiner concluiu sua fala pedindo que o evento em Manaus “seja um encontro onde podermos continuar a sonhar, para sermos uma Igreja profundamente encarnada, levando em consideração os sonhos do Papa Francisco”, e a partir daí “sermos uma Igreja que realmente canta a liberdade, e ao cantar a liberdade, se encarnar nas culturas que aqui existem, possamos realmente ser sinal de esperança”.
Ceama

Uma alegria partilhada pelo arcebispo emérito de Huancayo (Peru) e presidente da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), cardeal Pedro Barreto, que lembrou que “é um fruto do processo sinodal vivido nesta região tão querida”. Ele destacou a larga história da Igreja na Amazônia, ressaltando a necessidade de “sermos conscientes que recolhemos uma sagrada herança dos nossos antecessores que trabalharam na Amazônia”. O cardeal Barreto agradeceu “todo o esforço que estão fazendo para caminhar em comunhão, participando todos na única missão de Cristo”.

(Dom Ricardo Hoerpers, secretário-geral da CNBB)
CNBB
Em nome da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, lembrou a longa história de encontros da Igreja da Amazônia, iniciado com o primeiro encontro inter-regional em 1952, destacando que “a perseverança nos ensina que vale a pena continuar esse processo com todo entusiasmo”. Dom Ricardo refletiu sobre os retrocessos que acontecem cada dia na Amazônia, citando os desmatamentos, e mostrando a preocupação do episcopado brasileiro com os povos originários, “esses são os que mais sofrem”, denunciando “a gravidade das coisas que estão acontecendo em nosso país”, algo que lhes preocupa e buscam dar respostas. Ele mostrou a apertura da CNBB a todos, e lembrou o tema da Campanha da Fraternidade de 2025, sobre a ecologia integral, “uma oportunidade para sensibilizar a todo o Brasil”.

(Irmã Carmelita Conceição, vice-presidente REPAM)
REPA
A Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), que está completando 10 anos – momento que foi comemorado com um encontro com o Papa neste ano – o fato de estar presente no território a leva a mostrar suas alegrias e preocupações, segundo sua vice-presidente, a Ir. Carmelita Conceição. A religiosa citou a realidade da seca, que desafia a “dar um sinal de vida e esperança na Amazônia”, vendo o encontro como ajuda para “vermos o que fazer e como nos posicionar diante de tantos desafios”.

(Kenarik boujikian, secretária nacional da Secretaria de Diálogos da Presidência do Brasil)
GOVERNO BRASILEIRO
A representante do Governo Brasileiro, Kenarik Boujikian, Secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Geral da Presidência da República, afirmou que o papel da instituição que representa é manter o diálogo da sociedade civil e os movimentos sociais com o Governo, lembrando a importância dos movimentos populares para o Papa Francisco. Kenarik destacou a importância das messas de diálogo, apresentando um caderno de respostas às demandas da Igreja brasileira, que não pretende dar soluções, mas ele é uma ferramenta de trabalho, dividido em quatro eixos: emergência climática; direitos dos povos das águas, do campo e das florestas; regularização fundiária: denuncias e violações de direitos nos territórios. Um caderno para fazer novas construções, pequenas coisas que na realidade podem impactar.

Diante dessa realidade, “a REPAM-Brasil quer ser um serviço eclesial, articulado com muitos movimentos e muitas organizações da sociedade civil, em busca de preservar os direitos dos nossos povos, dos nossos territórios e da nossa Amazônia como um todo”, segundo seu presidente, o bispo de Roraima, dom Evaristo Spengler. Respondendo ao caderno, o bispo afirmou que “as nossas ações apoiam e visibilizam as iniciativas das comunidades, pastorais e organizações eclesiais, a partir de uma espiritualidade encarnada, na defesa da vida dos povos e da biodiversidade amazônica para construir o bem viver”, algo feito com fé e esperança.

Dom Spengler lembrou a visita realizada a 13 ministérios e outras entidades, levando os resultados da escuta aos povos, que tem como consequência o caderno de respostas. Diante de uma situação que tende a se agravar, dom Evaristo Spengler agradeceu as respostas, destacando a importância das políticas públicas necessárias ao cuidado com a casa comum, com a Criação e com a nossa querida Amazônia.

(Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente da CEA, à esquerda, cardeal Pedro Barreto e à direita, cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e presidente do Regional Norte 1))
COMISSÃO EPISCOPAL ESPECIAL PARA A AMAZÔNIA
Por fim, dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA), lembrou os membros da comissão desde sua criação em 2003, hoje formada pelos presidentes dos regionais da Amazônia Legal. Dom Gilberto reforçou que o momento vivido em Manaus será um encontro de “muita convivência, partilha da vida e da missão, e comprometimento com a causa do Reino”, para dar continuidade às conclusões assumidas no IV Encontro, realizado em Santarém em 2022.
O presidente lembrou o tema e o lema do encontro deste ano, ressaltou a importância do processo de escuta feito em preparação, em busca de “construir novos caminhos para a Igreja na Amazônia, para a ecologia e para o território”.
Por fim, dom Gilberto insistiu que “a missão nos desafia” e concluiu:
“Queremos ser fiéis aos desafios do Senhor, dar continuidade a toda essa riqueza colhida e observada nos avanços, dificuldades e desafios em nossas ações evangelizadoras, fortificar o nosso compromisso missionário, identificar os passos concretos que o Espírito Santo revela à Igreja na Amazônia para realizar e crescer a comunhão, a missão e a participação”.
Texto com informações da assessoria do V Encontro da Igreja Católica na Amazônia

Sobre Emanuelly Lima

Emanuelly Lima

Verifique também

São Luís recebe 1ª edição do Festival Ilha do Reggae no fim de semana

São Luís recebe neste fim de semana o Festival Ilha do Reggae, com apresentações musicais que reforçam a …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x