Xaud se diz "bem tranquilo", após decisão do TRE (@rafaelribeirorio / CBF)

Xaud se diz “bem tranquilo”, após decisão do TRE em operação da PF

Samir Xaud, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), se disse “bem mais tranquilo”, em entrevista à ESPN, após decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima, que determinou a suspensão das investigações sobre o dirigente, feitas pela Polícia Federal.

Em informações dadas pela ESPN, o desembargador Jesus Rodrigues do Nascimento assinou a decisão alegando “constrangimento ilegal”. Xaud foi um dos alvos de operação da PF, deflagrada na manhã da quarta-feira (30), que tem objetivo, investigar práticas de crimes eleitorais.

De acordo com a decisão, não há indícios de participação de Xaud em nenhum ato ilícito, fazendo que a ação de busca seja declarada nula.

“Eu recebi essa notícia com bastante preocupação. Não entendia o que estava acontecendo naquele momento, mas sempre me mantive calmo. Até porque não devo nada. Quando me falaram o motivo, basicamente, eu fiquei muito surpreso, até porque não participei do pleito eleitoral de 2024. Fui candidato em 2022, então não tenho qualquer ligação com compra de votos de 2024”, disse Samir Xaud

“O meu nome foi arrolado no processo por uma fala, por um comentário que uma pessoa faz com o meu nome. Por aquela fala, o Ministério Público viu que não tinha nenhuma ligação e decidiu pelo não indiciamento do meu nome, para tirar o meu nome desse processo. Mas mesmo assim, o Juiz, com uma decisão arbitrária, deu o autorizo de busca e apreensão. Mas fiquei muito tranquilo por tudo que estava acontecendo. Sabia que não era comigo”.

Os agentes foram à sede da CBF, mas nada foi apreendido, segundo a confederação na última quarta. O gabinete da parlamentar em Brasília não foi alvo porque a investigação não tem relação com a atuação como deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR), principal alvo da investigação.

“A Helena Lima eu conheci na campanha de 2022. Fomos adversários. Ela acabou ganhando a eleição, eu perdi, fiquei na primeira suplência do partido, do MDB. E a Helena é uma pessoa pública, como tenho relação com outros políticos também. Em 2024, a empresa Asatur, que é uma das empresas dela, comprou o naming rights da competição. Foi parceria particular, privada, de uma compra de imagem do campeonato, ela usou o nome, foi o Campeonato Asatur Roraimense de 2024. Então essa é a única ligação que nós temos. Como eu falei, não tem qualquer outra ligação. O fato que aconteceu em 2024, que envolvia o marido dela, não tem qualquer ligação comigo, então a nossa relação é somente essa”, afirmou Xaud

Veja a nota oficial divulgada pela CBF após a decisão:

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima proferiu decisão suspendendo as investigações em relação ao presidente Samir Xaud. O vice-presidente do TRE-RR destacou que “não restaram demonstrados elementos concretos de autoria e materialidade delitiva capazes de associar a participação do paciente na prática de crime eleitoral”. Ressaltou, ainda, “grave constrangimento ilegal na decretação de busca e apreensão” e “desproporcionalidade da medida” contra o presidente da CBF.

 

Via: Imirante.

Sobre Ian Tadeu

Verifique também

Receita libera terceiro lote de restituições do IR 2025

Receita Federal liberou mais um lote de restituições. No total, são R$ 10 bilhões em …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x