Foto: (Reprodução / Site da CNBB)

Igrejas particulares do Nordeste 5 realizam abertura da CF 2023 e promovem ações de solidariedade

Com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), a Igreja no Brasil vive a Campanha da Fraternidade. Seu lançamento oficial se dá na Quarta-feira de Cinzas, e nas Igrejas particulares do regional Nordeste 5, a abertura foi potencializada no último final de semana (25 e 26 de fevereiro). A Campanha da Fraternidade, além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. No regional Nordeste 5, as dioceses e arquidiocese realizaram a abertura com a Santa Missa e como gesto concreto, os fiéis levaram alimentos não perecíveis para serem distribuídos às famílias assistidas pela Igreja Católica no Maranhão.

São Luís

Na arquidiocese de São Luís do Maranhão, o lançamento aconteceu no sábado, dia 25 de fevereiro, com a Santa Missa, presidida por dom Gilberto Pastana, no Multicenter SEBRAE, bairro do Cohafuma. Um espaço amplo que comporta diversos fiéis para realizar a justa abertura. Neste dia, segundo dados da própria arquidiocese de São Luís, a missa reuniu mais de 2.000 fieis, e arrecadou mais de 2 toneladas de alimentos.

Bacabal

Na diocese de Bacabal, a Santa Missa que marcou a abertura aconteceu na Matriz de Sant’Ana e São Joaquim, e foi presidida por padre Lauro Henrique, representando o bispo diocesano, dom Armando Gutierrez, que se encontra em recuperação cirúrgica. Como gesto concreto, a diocese também recebeu alimentos não perecíveis.

Balsas

Em Balsas, a programação contou com coletiva de impressa e live, na quarta-feira (22). E, no domingo (26), a Santa Missa de abertura, foi na Catedral Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano, dom Valentim Meneses, com a presença de mais de 500 fiéis. Na ocasião, foram entregues 2 mil cofrinhos para que os fiéis pudessem fazer um exercício quaresmal de renúncia em benefício do próximo. “As pessoas são convocadas a fazer jejum, e colocar no cofre. A gente passa nos corredores da igreja e quem tem interesse pega um cofrinho e nos devolve no Domingo de Ramos (…). O cofrinho tem uma proposta pedagógica boa, pensando no objetivo da Campanha, que esse ano está no albergue do povo de rua”, explicou dom Valentim.

As atividades alusivas à Campanha da Fraternidade seguem pelas dioceses do regional Nordeste 5, com repasses/oficinas e doações de alimentos. Em nível nacional, o dia principal de arrecadação será no Domingo de Ramos com a Coleta da Solidariedade, organizado pelo Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), o FNS, é fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o compromisso social, como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria, ele recebe 40% da Coleta. Já o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), recebe 60% da coleta, que permanece na diocese de origem. Todos os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Site da CNBB)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2024 “Fraternidade e Amizade Social”

Fonte: CNBB O Papa Francisco enviou a já tradicional mensagem por ocasião da abertura da …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x