Foto: Antonio Mota

Acontece nesta quinta-feira (30) a Grande Solenidade de Corpus Christi no estádio Nhozinho Santos

A Igreja Católica, no mundo inteiro, celebra no próximo dia 30 de maio, a Solenidade de Corpus Christi, festa cristológica onde se celebra o Corpo e o Sangue de Cristo presente na Eucaristia.

A celebração na Arquidiocese de São Luís do Maranhão acontecerá no Estádio Municipal Nhozinho Santos e tem como tema “Eu vos chamo amigos” (Jo 15,15), inspirado na Campanha da Fraternidade 2024, que tratou sobre a Fraternidade e Amizade Social, com expectativa de reunir 22 mil fiéis.

No dia 30 de maio, a Missa contará com intérpretes de libras que estarão tanto no estádio como na transmissão pela Rádio Educadora FM 88.3, a partir das 13h, TV Nazaré, canal 43.1, pelo canal do YouTube da arquidiocese (@arquislz).

Após a celebração os participantes da Missa sairão em procissão luminosa pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, percorrendo a Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões encerrando na Catedral Metropolitana de São Luís, na Praça Dom Pedro II. 

Neste ano, a procissão contará com três cenas bíblicas que serão apresentadas durante o percurso, em pontos distribuídos ao longo do caminho: 1ª cena bíblica – Camboa, Praça da Liberdade, cena da Multiplicação dos Pães realizada pelo grupo Dançatro; 2ª cena bíblica – Refesa, Beira-Mar, cena do Lava-pés, realizada pelo grupo GTAC; 3ª cena bíblica – Tribunal de Justiça, Praça dos Três Poderes, cena bíblica da Última Ceia, realizada pelo grupo GRITA. 

Programação:

15h: Abertura dos portões

17h: Santa Missa

19h30: Início da Procissão

21h: Benção na Catedral

O dia de Corpus Christi é um dia de preceito para os católicos e a partir do dia 6 de março, a data foi oficializada como feriado no estado do Maranhão, por decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), que oficializou como constitucional o feriado do Dia de Corpus Christi, proposto na Lei nº 11.539/2021. Além do valor espiritual e cultural, a solenidade possui uma contribuição social, onde cada participante está sendo motivado a levar 1kg de alimento não perecível ou mais, para doar às comunidades em situação de vulnerabilidade social situadas na região de São José de Ribamar. 

 A Solenidade de Corpus Christi possui a peculiaridade de ser uma celebração litúrgica realizada com três momentos sequenciais e indissociáveis: a Missa, a procissão luminosa e a Benção com o Santíssimo Sacramento. O que torna sua realização diferente não apenas pelos três momentos distintos que estão relacionados, mas pelo tempo de realização e em São Luís, particularmente, uma das mais expressivas da Arquidiocese. 

Santa Missa (2023)
Procissão pelas ruas da capital (2023)
Benção com o Santíssimo Sacramento (2023)

Fotos: Antonio Mota

UTILIDADE PÚBLICA: MISSAS NO DIA 30 DE MAIO Especificamente, no dia 30 de maio, a dinâmica dos horários das Missas celebradas no dia de Corpus Christi será: pela manhã, as paróquias celebram as Missas em suas respectivas áreas, conforme horários e costume próprio de cada comunidade. À tarde, em toda a arquidiocese de São Luís, o que inclui os 15 municípios, haverá uma única Missa, que será celebrada no estádio Nhozinho Santos, às 17h, presidida pelo arcebispo dom Gilberto Pastana de Oliveira.

 

Sobre Emanuelly Lima

Verifique também

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 5.968.224 casos prováveis de …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x