Foto: Divulgação/Seduc-MA

Abertas as inscrições para alfabetizadores no Programa Maranhão Alfabetizado

O Programa Maranhão Alfabetizado está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado de cadastro de reserva para alfabetizadores. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 26 de maio, exclusivamente, pela internet, no link: https://sistemas.educacao.ma.gov.br/seletivodocente/.

O Processo Seletivo Simplificado contará com avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente, realizado em etapa única e não haverá pagamento de taxa de inscrição.

O Resultado Preliminar está previsto para ser divulgado no dia 10 de junho, com prazo de Interposição de Recursos, pelos candidatos, no dia 11 de junho. Já o Resultado Final tem previsão de divulgação até o dia 18 de junho de 2024.

O Programa Maranhão Alfabetizado, que faz parte do governo do estado, destaca que é de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, avisos, comunicados e outras informações pertinentes ao processo seletivo, os quais serão publicados exclusivamente no site www.educacao.ma.gov.br.

Atribuições do cargo

Entre as atribuições do cargo de Alfabetizador, estão cumprir todas as diretrizes estabelecidas para o Programa; participar de todo o processo de ensino-aprendizagem, em ação integrada no Programa; construir e cumprir planos de trabalho, em conformidade com a proposta do Programa.

Também são atribuições do Alfabetizador desenvolver estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alfabetizandos; acompanhar e zelar o progresso individual dos alfabetizandos e fornecer apoio pedagógico; promover um ambiente de aprendizado inclusivo e motivador; participar dos momentos de formação pedagógica desenvolvidas no âmbito do Programa.

O alfabetizador deverá ainda ministrar as aulas do curso de alfabetização para uma única turma, respeitando a carga horária para qual foi contratado; aplicar as avaliações obrigatórias do Programa; e preencher de forma completa e manter atualizado o Diário de Acompanhamento da Turma e todos os demais documentos solicitados pela Coordenação do Programa.

Sobre o programa

O Programa Maranhão Alfabetizado é uma iniciativa do Governo do Estado, para superar o analfabetismo de crianças, jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos. Ele faz parte das ações do pacto pelo fortalecimento da aprendizagem, instituído pelo decreto nº 34.649 de 2 de janeiro de 2019, ação estratégica da política educacional Escola Digna, que reforça o regime de colaboração com os 217 municípios para melhoria dos indicadores do estado.

Via G1.com

Sobre Emanuelly Lima

Verifique também

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde contabiliza 5.968.224 casos prováveis de …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x