Diretor da TVN, Augusto Diniz, cumprimenta governador Flávio Dino (Foto: Brunno Carvalho)

Adote um Casarão: Flávio Dino entrega mais um prédio revitalizado no Centro Histórico de São Luís

Preservar o patrimônio histórico, estimular a circulação de pessoas e dinamizar a atividade comercial no Centro de São Luís. Foi com base nessas premissas que o governador Flávio Dino inaugurou na manhã desta quarta-feira (11), mais um prédio do Centro Histórico da capital maranhense revitalizado por meio do programa Nosso Centro. Trata-se do imóvel de nº 472, localizado na Rua de Estrela, que foi completamente reformado através da ação Adote um Casarão, estratégia executada pela Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (Secid), que contou como adotante a empresa TVN de telecomunicações.

“O Nosso Centro é um programa que tem vários projetos, várias linhas de ação, desde intervenções diretas do Governo do Estado, assim como também parcerias. Neste caso, parceria com o setor privado, com a empresa TVN que fez um investimento importante nesse prédio cedido pelo Governo do Estado”, explicou o governador Flávio Dino.

No espaço revitalizado, a TVN instalou um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e outros setores da empresa, como o call center primarizado da empresa. O casarão da Rua da Estrela recebeu uma moderna estrutura metálica e de vidro, em formato hexagonal, com espaços interligados por rampas. O objetivo da arquitetura foi apresentar um convívio harmônico entre a história e a contemporaneidade.

Foram realizados serviços de restauração com a recuperação da cobertura, esquadrias, pisos, paredes e fachadas, dentre outros elementos arquitetônicos e suas consecutivas instalações.

Casarão recebeu uma moderna estrutura metálica e de vidro (Foto: Brunno Carvalho)

Entre os ambientes, há uma recepção compartilhada entre os ocupantes do prédio com telões e computadores, sala de atendimento, sala de treinamento para 35 pessoas, entre outras divisórias. E, ainda, uma sala de descompressão que é um ambiente para ser usado nos intervalos entre o período de trabalho, estimulando as relações interpessoais entre a equipe. O Centro de P&D será uma sala para a geração de tecnologias na área de telecomunicação, aprimoramento de processos e de desenvolvimento de softwares. O investimento na restauração desta parte do casarão foi de R$ 2,5 milhões.

“A gente tá muito feliz em estar aqui, como o segundo casarão entregue dentro do programa Nosso Centro e o primeiro da área de tecnologia. O investimento que o Governo do Estado está fazendo ajuda a direcionar as nossas atividades para cá e toda essa nova vitalidade que a gente está proporcionando aqui. Penso que daqui a um, dois anos, nós vamos olhar para trás e realmente reconhecer de uma forma imensa esse movimento, esse projeto do Adote um Casarão”, avaliou o diretor da TVN, Augusto Diniz.

Novas restaurações

Durante a entrega do casarão na Rua da Estrela, o governador também assinou ordens de serviço para outras duas obras de restauração: da Igreja do Desterro e da Igreja dos Remédios. O secretário de Estado da Cultura (Secma) e coordenador do programa Nosso Centro, Anderson Lindoso, falou sobre essas duas novidades.

“O governador autorizou hoje a reforma da Igreja dos Remédios, da Igreja do Desterro, para que a gente possa ocupar esses espaços importantes para a cultura local. Espaços e prédios importantes aqui do Centro de São Luís que merecem essa atenção especial. Nós vamos recuperar a fachada e reformar toda a estrutura interna para atender aos visitantes e aos turistas daqui do Maranhão”, pontuou Lindoso.

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Governo do Maranhão)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Vagas de emprego disponíveis

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes …

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x