sábado , 15 maio 2021
Foto: Reprodução

Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra covid-19

A Anvisa informou nesta última segunda-feira (19) que autorizou o teste de mais uma vacina contra a covid-19. É a SCB-2019, desenvolvida pelo laboratório chinês Sichuan Clover Biopharmaceuticals. Esse imunizante usa uma técnica inovadora que recombina as proteínas da parte que o coronavírus usa para se prender às nossas células. Essa técnica se chama proteína recombinante de fusão de trímero da espícula. O nome é complicado, mas é como se pegasse a proteína S, que no coronavírus parece uma coroa – e que dá esse nome a ele – e transformasse numa estrutura que parece um ventilador com três pás.

Para alguns cientistas ouvidos pela revista médica The Lancet, essa técnica que cria vacinas a partir de proteínas pode se tornar o padrão para a próxima geração de imunizantes. A vacina SCB é aplicada em duas doses, com intervalo de 22 dias. A autorização da Anvisa é para testes clínicos em que parte dos voluntários recebe a vacina e outros recebem um placebo, que é uma substância sem efeitos.

O laboratório chinês planeja contar com até 22 mil voluntários distribuídos entre países da América Latina, África do Sul, Bélgica, China, Espanha, Polônia e Reino Unido. Mais da metade dessas pessoas devem estar no Brasil. Serão 12,1 mil voluntários distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Para esta autorização, a Anvisa analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento da vacina. Entre eles, estudos não clínicos em laboratório e em animais, além de dados preliminares da pesquisa em andamento. De acordo com a agência reguladora, os resultados obtidos até o momento demonstraram um perfil de segurança aceitável das vacinas candidatas.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Anvisa suspende aplicação da AstraZeneca para grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina …

Deixe uma resposta