A Anvisa começou nesta semana as visitas técnicas para verificar o cumprimento das chamadas boas práticas de fabricação na empresa indiana Bharat Biotec. A agenda de trabalho vai até sexta-feira (5). Durante esta semana, a equipe de cinco servidores públicos da Anvisa vai visitar todas as áreas da fábrica que produzem vacinas e a matéria-prima, o IFA, Insumo Farmacêutico Ativo.
A cada dia os brasileiros vão conferir diferentes requisitos técnicos para avaliar o cumprimento das boas práticas. Entre os itens analisados estão os processos de trabalho; as estruturas físicas das áreas de produção, armazenamento e laboratórios de controle de qualidade; e ainda a documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa.
As normas usadas pela Anvisa são equivalentes àquelas usadas pelas principais agências sanitárias internacionais. Já aqui no Brasil, a Precisa Farmacêutica pediu o adiamento da reunião com a Anvisa prevista para esta segunda-feira. A empresa representa exatamente o laboratório Bharat Biotech, responsável pelo desenvolvimento da vacina Covaxin na Índia.
A data do novo encontro ainda não foi marcada.
A Anvisa tem feito reuniões com todas as empresas interessadas no desenvolvimento de vacinas e medicamentos contra a covid-19. Esta é uma estratégia da agência reguladora para acompanhar e orientar as empresas, além de agilizar o processo de regularização.
Fonte: Agência Brasil