Santa Missa dos cem anos da Arquidiocese de São Luís (Foto: Ribamar Carvalho)

Arquidiocese de São Luís celebra o seu centenário

Nesta última quinta-feira, 2 de dezembro, a Arquidiocese de São Luis do Maranhão comemorou o seu centenário de criação com a celebração eucarística realizada em frente à Catedral Metropolitana (Paróquia N.Sra. da Vitória – Centro), presidida por Dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano. Com a participação do clero, religiosos e religiosas, leigos e autoridades civis, a Santa Missa foi transmitida pelas ondas da Rádio Educadora do Maranhão AM 560 e pelas mídias sociais da Arquidiocese.

Na homilia Dom Gilberto Pastana, arcebispo metropolitano, relembrou a fala de despedida de Dom José Belisário da Silva, arcebispo emérito, e ainda  o nome de todos arcebispos e bispos auxiliares que passaram pela Arquidiocese ao longo deste centenário.

 

Dom Gilberto Pastana na homilia da Santa Missa dos cem anos da Arquidiocese (Foto: Ribamar Carvalho)

 

Em entrevista à Rádio Educadora do Maranhão, Dom Gilberto destacou a importância do laicato, ou seja, a presença dos leigos ao longo destes cem anos de existência da nossa arquidiocese. “Queremos a partir desta celebração enfatizarmos a presença do o povo de Deus sobretudo na educação e no campo social, pois foram muitos os investimentos para a formação do cidadão no agir da fé”, pontuou. Sobre o tempo do Advento, na entrevista o arcebispo enfatizou que além de ser um tempo de preparação ou espera ativa o advento também deve ser bem associado ao presépio, pois a representatividade do presépio torna-se uma catequese para todos os fiéis.

 

Foto: (Ribamar Carvalho)

 

Ao final da Santa Missa em ação de graças foi lembrado pelo Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora e Missionária, o Padre Bráulio Ayres (in memoriam) que também este ano celebraria os seus quarenta anos de vida presbiteral.

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Em Julho, a jornada de oração e missão pela paz da CNBB é dedicada à Nigéria

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos …

Deixe um comentário