A Campanha Junho Violeta deste ano traz como tema “Idade não é desculpa, direitos não envelhecem”. O mês é dedicado ao trabalho de conscientização e combate à violência contra idosos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2011.
Proposta para ser executada em nível internacional, na arquidiocese de São Luís do Maranhão, a campanha teve a iniciativa da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), atualmente coordenada pela leiga Maria José Rios de Souza, que está à frente da pastoral em nível arquidiocesano e em nível de Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
A PPI é uma das 30 instituições que integram o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão .
O Dia Mundial de Conscientização à Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de junho, o que fez com que o mês de junho inteiro fosse dedicado a essa causa. Em São Luís, nesta data, haverá uma Missa, na Catedral Metropolitana, que será presidida pelo arcebispo dom Gilberto Pastana.
Além da Missa no dia 15, a Pastoral da Pessoa celebrará uma Missa em cada um dos 4 domingos do mês de junho, nas 10 paróquias que possuem a pastoral implantada na Arquidiocese.
- São João Calábria, Cidade Operária
- Santuário da Conceição, Monte Castelo
- Sagrado Coração de Jesus, Bequimão
- São José dos Migrantes, Vila Itamar
- São Paulo Apóstolo, Renascença
- Santa Terezinha, Filipinho
- Sant’Ana, Angelim
- São José do Periá, Humberto Campos
- Nossa Senhora da Glória, Alemanha
- Nossa Senhora Guadalupe, Paranã
A campanha é importante para alertar sobre o combate aos diversos tipos de violência que são praticados contra os idosos, de violência física, emocional, psicológica até a violência patrimonial. Combate importante quando se avaliam os números de pessoas com 60 anos ou mais:
No Brasil: 32.113.490, pessoas idosas
No Maranhão: 821.871, pessoas idosas
Em São Luís: 132.284, pessoas idosas.
Via Arquidiocese de São Luís do Maranhão