Foto: Mychelle Santos

Arquidiocese de São Luís recebe o novo arcebispo, Dom Gilberto Pastana

Neste último domingo, 18 de julho, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão viveu um momento histórico e de grande emoção ao receber o 8ª arcebispo metropolitano para a igreja de São Luís, Dom Gilberto Pastana de Oliveira. A acolhida do novo arcebispo foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral da Sé) e em seguida a Santa Missa de posse canônica no Parque São Paulo II, no aterro do Bacanga.

Foto: (Ribamar Carvalho / Arquidiocese de São Luís)

Após um início de tarde bem chuvoso e um número bem restrito de pessoas, em vista das medidas sanitárias de combate à covid-19, a Santa Missa de acolhida de Dom Gilberto contou a presença com a presença de bispos e representantes do clero do Maranhão, Ceará e Pará, familiares de dom Gilberto, autoridades, e membros de paróquias e comunidades.

“É uma alegria muito grande voltar ao Maranhão e à Arquidiocese de São Luís”, celebra dom Gilberto Pastana. Entre os anos de 2005 a 2016, foi bispo da Diocese de Imperatriz e nos últimos anos esteve à frente da Diocese de Crato (CE). Em entrevista concedida em exclusividade pela Rádio Educadora AM 560 e pelo canal do Youtube, ao falar sobre o seu sentimento respondeu que “há uma alegria, por todo o acolhimento que estão fazendo para com a minha pessoa e, ao mesmo tempo, um sentimento de compromisso com a missão e com o mandato que Jesus nos dá”, revela dom Gilberto Pastana.

Imagem aérea do Parque São João Paulo II durante a missa de acolhida do novo arcebispo. (Foto: Ribamar Carvalho / Arquidiocese de São Luís)

Em decorrência da pandemia da Covid-19, a missa foi restrita para seguir as normas sanitárias e comportou um público bem abaixo da capacidade. Estavam presentes apenas convidados do clero do Maranhão, Ceará e Pará, representantes das paróquias e comunidades com senhas e algumas autoridades civis.

A transmissão ao vivo ficou por conta dos canais oficiais da Arquidiocese: TV Nazaré / Fundel São Luís (canal aberto 43.1), YouTube da Arquidiocese de São Luís e Rádio Educadora AM 560. Além disso, alguns veículos de comunicação de outros estados também retransmitiram o sinal da celebração: rádios Rural de Santarém-PA (710 AM); Padre Cícero de Juazeiro do Norte-CE (104,5 FM), Educativa de Coroatá-MA (106,3 FM) e Educadora de Crato-CE (102.1 FM); a TV Nazaré / Encontro Santarém-PA (canal 26.1).

 

Fonte: Rádio Educadora do Maranhão / Colaboração: Arquidiocese de São Luís

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Nomeado novo arcebispo para a Arquidiocese de São Luís

Nesta quarta-feira (2) o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom José …

Deixe uma resposta