O prefeito, Eduardo Braide (PSD), anunciou reajuste salarial de 6,5% para professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2025.
O reajuste, que ainda depende da apreciação e aprovação da Câmara Municipal de São Luís para entrar em vigor, é maior do que o definido pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério, que foi de 6,27%, mas é menor que os 15% pedido pela categoria.
Além do reajuste salarial, Braide também anunciou que haverá as progressões horizontais e verticais, das titulações, da estabilidade de 1.265 profissionais, que já estarão implantados no contracheque do mês de fevereiro.
Valorização do Magistério 2025
Na última semana, professores da rede pública municipal de São Luís estiveram em Assembleia Geral, convocada pelo Sindeducação, para decidirem sobre a Campanha de Valorização do Magistério de São Luís. Segundo o Sindocato, a categoria decidiu que iria apresentar ao prefeito Eduardo Braide uma série de reivindicações, entre elas, um índice de reajuste de 15% de revisão salarial.
Os professores avaliarem que o pagamento desse índice é possível, pois, embora esteja acima do reajuste do piso nacional do magistério para este ano, ele está abaixo do aumento do repasse previsto para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), no mesmo período, que deve ser acima de 18%.
A categoria também afirmou que não aceitará tratamento desigual, exigindo reajuste linear para todos.
por g1, sindeducação