Por: Ian Ferreira
Brasil e Argentina se enfrentaram na última terça-feira (25), no estádio Monumental, partida válida pelas eliminatórias da copa do mundo de 2026. O maior clássico do futebol mundial foi marcado por uma aula de futebol da Argentina, que não tomou conhecimento da seleção brasileira e goleou por 4×1. Poderia ter sido mais. A falta de organização tática e técnica do time de Dorival foi exposta logo aos 4 minutos de jogo, quando Julian Álvarez abre o placar.
O jogo, apesar da falha da Argentina que resultou no gol de Matheus Cunha, foi um completo domínio do time treinado por Lionel Scaloni, mais organizado e com o objetivo em comum. Tudo isso sem o maior Lionel em campo. Messi foi cortado da convocação devido a problemas físicos, e assistiu os mais de 80 mil argentinos gritarem “olé” desde o começo da partida.
O futebol da seleção brasileira, após a Copa do Mundo de 2022, vem caindo de produção de maneira brusca. A última vez que o Brasil perdeu por mais de dois gols de diferença para a Argentina foi em 1964, quando ganharam por 3×0 no Pacaembu, desde então passaram-se 62 duelos entre as seleções. O placar elástico para a albiceleste não acontecia há 66 anos. A nível de comparação, nas eliminatórias para a Copa de 2022, a seleção brasileira tomou apenas 5 gols em toda a competição, na edição atual já foram 16 gols sofridos.
Números e atuações que pressionam o técnico Dorival Junior em seu cargo. No comando da Amarelinha, Dorival tem 16 jogos, sete vitórias, sete empates, duas derrotas, 25 gols marcados, 17 gols sofridos e aproveitamento de 58%. Com essa campanha, o Brasil ainda corre risco de não se classificar para a Copa do Mundo de 2026.
A derrota manteve alguns tabus contra a principal rival. São quase 30 anos sem vencer a Argentina no estádio Monumental de Núñez, a última vez foi em um amistoso em 8 de novembro de 1995, quando Donizete Pantera fez o gol da vitória. Já o último triunfo do Brasil sobre a Argentina em qualquer lugar foi em 2019, pela semifinal da Copa América, naquela ocasião o time brasileiro venceu por 2×0, no Mineirão. Depois disso, quatro vitórias alvicelestes e um empate.
Depois da derrota atípica no clássico, a seleção brasileira só voltará a campo em junho contra Equador e Paraguai. Na quarta colocação das Eliminatórias, com 21 pontos, a amarelinha pode ir para próxima data Fifa com mudança no comando técnico.
Créditos: GE, O Globo.