Vacinação drive-thru contra a covid-19 no Parque da Cidade, em Brasília.

Câmara autoriza estados e municípios a adquirir vacinas

Nesta última terça-feira, 23, o plenário da Câmara aprovou a medida provisória que facilita a compra de vacinas e insumos necessários contra a Covid-19. De acordo com o texto aprovado, estados e municípios ficam autorizados a comprar e aplicar as vacinas se o governo federal não adquirir doses suficientes para a vacinação dos grupos prioritários.

A proposta também dispensa a licitação e prevê regras mais flexíveis para os contratos. Além disso, autoriza a Anvisa a aprovar emergencialmente vacinas e insumos que já foram aprovados por autoridades sanitárias de países como Estados Unidos e China. O texto determina também que a aplicação de vacinas tem que seguir o previsto no Plano Nacional da Imunização do Ministério da Saúde, respeitando os grupos prioritários, como idosos, indígenas e profissionais de saúde.

Durante a discussão da matéria, o deputado Gilson Marques, do partido Novo, de Santa Catarina, defendeu uma emenda que permita às empresas privadas comprarem vacinas. Mas a proposta de mudança do partido Novo não foi aceita pelo relator, deputado Pedro Westphalen, do PP, e ainda recebeu críticas de parte dos parlamentares presentes, como a deputada Jandira Feghali, do PCdo B, do Rio de Janeiro.

O projeto aprovado na Câmara nessa terça é diferente daquele que foi apresentado pelo presidente do Senado. A proposta do senador Rodrigo Pacheco autoriza, além da União, estados e municípios a comprarem vacinas diretamente dos laboratórios, assumindo as responsabilidades de eventuais efeitos colaterais e processos futuros, e também a autoriza a aquisição dos imunizantes pela iniciativa privada.

 

Fonte:Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x