Foto: Reprodução

Câmara debate Situação dos Agentes Comunitários de Saúde na pandemia

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública, na próxima sexta-feira (28), para discutir a situação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combates às Endemias (ACEs), em meio à pandemia da Covid-19. A iniciativa é do deputado Alexandre Padilha (PT-SP). Segundo ele, esses profissionais têm sofrido com demissões em massa, precarização do vínculo de trabalho com as prefeituras, além de inúmeros casos de violência. O parlamentar também destaca a Lei 13.595/18, que inclui a categoria entre os profissionais considerados essenciais e obrigatórios na Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, foram convidados para a audiência:

– Marivalda dos Santos Pereira Araújo, presidente do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE;

– Elane Alves, assessora jurídica do Fórum Nacional das Representações dos ACS e ACE e coordenadora do movimento das trabalhadoras ACS e ACE sem medo de violência;

– Claudia Almeida, coordenadora do Movimento Nacional da Federalização/Desprecarização;

– Ilda Angélica Correia, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias;

– Luís Claudio de Souza, conhecido como “Luís Claudio da Saúde”, presidente da Federação Nacional dos Agentes de Saúde e Endemias.

A audiência pública será realizada a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo portal e-Democracia, pelo qual os participantes podem enviar perguntas e comentários.

 

Fonte: Brasil 61

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Paciente realiza passeio terapêutico após primeiro transplante de coração no Maranhão

Após 18 dias do primeiro transplante de coração realizado no Maranhão, no Hospital Universitário da …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x