Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vivencia o Agosto Dourado, mês alusivo ao aleitamento materno. A chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Nelma Pereira, em entrevista ao programa Roda Viva, explica que, nos últimos anos, a Rede Estadual de Saúde do Maranhão tem avançado frente a essa linha de cuidado.
De acordo com a chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Nelma Pereira, a Campanha do Agosto Dourado incentiva, mobiliza e articula os serviços de saúde, as famílias e a comunidade em prol do aleitamento materno. “As pessoas precisam tomar essa consciência de que o aleitamento materno traz benefícios, reduzindo, inclusive, a mortalidade infantil”, afirma.
Na programação, as famílias serão sensibilizadas com roda de conversa, orientações e informações adequadas. “Serão orientadas ainda sobre o manejo da mama para fazer com que esse leite possa fluir melhor e, assim, voltar para sua família mais segura para fazer um aleitamento adequado”, comentou Nelma Pereira.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão é uma das unidades referência no estado e, dentro do seu Banco de Leite Humano, oferece orientações às mães que por ventura estejam com dificuldade em amamentar, basta procurar a unidade, que fica localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís, de segunda à sexta, das 8h às 17h.
Selo IHAC
Durante a abertura do Agosto Dourado, unidades de saúde foram certificadas pelo Selo IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais de saúde dos hospitais para o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. A estratégia é usada no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foi lançada em 1991, com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.
A Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma) e o Hospital Universitário Materno Infantil foram contempladas com a renovação do selo. Já a Maternidade Benedito Leite, conseguiu reaver o selo e a Maternidade de Paço do Lumiar está recebendo a certificação pela primeira vez, com apenas seis meses de funcionamento.
Benefícios da amamentação
Com o leite humano, o bebê fica protegido de infecções, diarréias e alergias, cresce com mais saúde, ganha peso mais rápido, além de ficar menos tempo internado. O aleitamento materno também diminuiu o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e colesterol. A amamentação também reduz o peso da mãe mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto. As chances de se adquirir diabetes ou desenvolver câncer de mama e de ovário também diminuem significativamente.
Com informações de Assessoria.
Clique aqui para ouvir a íntegra da entrevista.