A devoção a Nossa Senhora de Nazaré também reúne multidões na capital maranhense. Entre os dias 11 e 12 de outubro, centenas de fiéis participaram da tradicional procissão do Círio de Nazaré, percorrendo cerca de 16 quilômetros em um gesto de fé, gratidão e esperança.
O Círio de Nazaré no Maranhão é uma das maiores manifestações religiosas do estado, realizado anualmente no bairro do Cohatrac, em São Luís. A festa ganhou força após a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em 1992, quando a capital maranhense foi a primeira do Brasil a recebê-la. Em 2024, o evento foi reconhecido como patrimônio cultural nacional, reafirmando sua importância religiosa, social e cultural.

Com uma programação de 10 dias, o festejo reúne romarias, eventos esportivos e culturais, além de ações de solidariedade e ambientais. Neste ano, está sendo realizada a 33ª edição do Círio de Nazaré – Festa da Luz, que tem como tema “Tudo está consumado”.
O pré-festejo teve início em setembro, e o novenário começou no dia 9 de outubro, seguindo até o dia 19, com celebrações diárias, missas temáticas e momentos de espiritualidade.
Durante o mês de setembro, as equipes de serviço do Círio também realizaram peregrinações com a Imagem da Virgem de Nazaré, levando fé e devoção a diversos locais de São Luís. As visitas alcançaram:
1.Instituições diversas;
2.Escolas do bairro do Cohatrac;
3.Hospitais da cidade;
4.As onze foranias da Arquidiocese de São Luís – MA;
5.As ruas da Paróquia, visitando as famílias que desejaram acolher a imagem em seus lares.
Entre as atividades que integram a programação estão:
•Círio Ecológico – ações de conscientização ambiental e cuidado com a natureza;
•Círio Cultural – celebração da cultura maranhense com apresentações e festivais;
•Círio das Crianças – momento especial para que os pequenos participem da tradição;
•Círio Solidário – iniciativas voltadas à ajuda de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em São Luís, o Círio de Nazaré se consolida a cada ano como uma grande manifestação de fé e amor mariano, unindo famílias, comunidades e devotos em torno da Mãe de Jesus, a Senhora de Nazaré.