Na última segunda-feira (16), através de publicação no Diário Oficial da União (DOU), foi confirmada a Lei nº 14.972/2024, que declara o Círio de Nazaré em São Luís do Maranhão como manifestação Cultural Nacional.
O Círio do Maranhão, como foi chamado pela imprensa nacional, teve início no ano de 1992 – mesmo período da ereção canônica da paróquia (27/6), no bairro do Cohatrac. Meses depois do seu nascimento, a paróquia Nossa Senhora de Nazaré recebeu a visita da imagem peregrina do Círio de Belém (PA), ocasião em que a festa completava 200 anos de existência no Pará.
Em São Luís, portanto, há 32 anos, o Círio de Nazaré reúne mais de 100 mil participantes durante o período de festa, com mais de 90 dias de preparação, envolvendo todas as dez foranias da Arquidiocese, que contemplam as 59 paróquias e 15 municípios que formam a Igreja local.
No ano de 2020, a paróquia se transformou em Santuário, sendo um dos três santuários arquidiocesanos existentes e o local, portanto, será uma das portas santas do Jubileu 2025, na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A notícia de que o Senado reconheceu o Círio de Nazaré do Maranhão como uma manifestação cultural nacional, renova no coração dos maranhenses os motivos para peregrinar e rezar neste período.
Círio de Nazaré 2024
Neste ano o Círio de Nazaré acontecerá de 10 a 20 de outubro e tem como tema “Encontrareis o recém-nascido deitado numa manjedoura” (Lc 2,12). Para além dos 11 dias de programação, o Círio do Maranhão compreende mais de 90 dias de atividades, que se intensificam a proporção que o mês de outubro se aproxima.