O cobrador de ônibus Denilson Viegas Furtado recebeu alta hospitalar após ser esfaqueado por um adolescente no início da tarde na terça-feira (27), em São Luís. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Denilson foi atingido por uma faca e teve uma lesão superficial no braço e na região torácica. Ele deu entrada no Hospital Socorrão II com sinais vitais estáveis e realizou exames de imagem que descartaram a necessidade de cirurgia.
De acordo com a Guarda Municipal, o adolescente teria esfaqueado o cobrador após uma discussão dentro de um ônibus que fazia a linha do bairro Ribeira, antes de descer no Terminal da Cohab.
O adolescente teria tentado pular a catraca do coletivo, mas foi impedido pelo cobrador. O jovem, de 17 anos, revidou sacando uma faca e atingindo a vítima.
A Guarda Municipal e passageiros apreenderam o adolescente ainda no Terminal da Cohab e ele foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em São Luís, por tentativa de homicídio. Em seguida, foi levado ao Núcleo de Atendimento Inicial (NAI) para passar por audiência de custódia.
Protesto
Após a tentativa de homicídio, motorista e cobradores do transporte público de São Luís fizeram uma paralisação, no Terminal da Cohab, em protesto ao caso. A categoria pediu mais segurança.
Segundo Marcelo Brito, presidente do Sindicato dos Rodoviários, após um acordo entre os trabalhadores o protesto foi encerrado e os coletivos voltaram a circular.
O Sindicato dos Rodoviários informou que deve se reunir com a cúpula de Segurança Pública do Maranhão para debater a falta de segurança para quem trabalha no setor de transporte coletivo de São Luís.
Em nota ao g1, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) afirmou que a Polícia Militar realiza patrulhamento 24h na região interna e externa dos terminais de integração de São Luís, por meio do 20º Batalhão/Cohab. Além disso, disse que vai reforçar ainda mais as ações de segurança neste e demais terminais da capital maranhense, atuando com os demais entes públicos que administram as unidades.
Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informou que cobra das empresas consorciadas, o reforço da segurança dentro dos terminais de integração, e que o patrulhamento é feito com o apoio da Guarda Municipal.
Via G1