Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão recebe título de Patrimônio Cultural da Humanidade nesta quinta-feira (14)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Maranhão realizam, nesta quinta-feira (14), a cerimônia oficial de entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão. O evento acontece das 14h às 17h, na Capela de São Pedro, em São Luís, e é aberto ao público.

O título foi concedido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), reconhecendo a relevância e a riqueza cultural dessa manifestação, que é símbolo da identidade maranhense e brasileira.

A solenidade contará com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass, da Diretora e Representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, e de outras autoridades locais, além de grupos tradicionais do Bumba-meu-boi.

Programação

O evento começa na Casa das Minas, no bairro Madre Deus, com apresentação da Cia Encantar, às 15h. Em seguida, um cortejo de grupos de bumba meu boi percorrerá a Rua São Pantaleão, saindo da Casa das Minas em direção à Capela de São Pedro, também na Madre Deus. Participam do cortejo os seguintes grupos de bumba meu boi: Encanto da Ilha, Morros, Maioba, Maracanã, Sonhos, Axixá, Guimarães, Lendas & Magias, Novilho Branco, Tamarineiro, Upaon Açu e Santa Fé. Às 16h, será realizada uma entrevista coletiva de autoridades na sede do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama).

A programação continuará na Capela de São Pedro, com apresentação da Companhia Barrica, às 17h, seguida da solenidade de certificação, às 18h, e encerramento com show de Betto Pereira, a partir das 19h.

Patrimônio Imaterial

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco.

A manifestação maranhense foi o sexto elemento brasileiro a integrar a lista da Unesco, figurando ao lado da Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), do Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), do Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e da Roda de Capoeira (2014). No ano passado, a lista foi ampliada com o reconhecimento do Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.

O reconhecimento do bumba meu boi reforça a singularidade da tradição maranhense e o valor de uma manifestação popular capaz de mobilizar todo o estado. No Maranhão, distingue-se pela diversidade de grupos e estilos, característica que sustenta sua definição como complexo cultural. Esse patrimônio reúne fé, arte e celebração, constituindo um dos elementos mais marcantes da identidade local.

*Com informações do Governo do Maranhão e do IPHAN.

via: Imirante.com

Sobre Thenilly Barros

Verifique também

Forania Nossa Senhora de Nazaré promove Jubileu das Famílias neste sábado

A Forania Nossa Senhora de Nazaré realiza neste sábado (16) o Jubileu das Famílias, uma …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x