Foto: (Reprodução / Brasil 61)

ConecteSUS passa por atualização e sistema volta a exibir Certificado Nacional de Vacinação

O Ministério da Saúde liberou uma atualização para o aplicativo ConecteSUS e o sistema voltou a exibir o Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A atualização está disponível para usuários de aplicativos Android e iOS. No início deste mês, a página e o aplicativo do ConecteSUS, assim como o site do Ministério da Saúde, sofreram um ataque cibernético. Esse problema deixou o aplicativo fora do ar durante 13 dias. A plataforma foi restabelecida na última quinta-feira (23), porém, ainda com alguma instabilidade.

O dano levou o Governo Federal a adiar em uma semana a entrada em vigor das medidas de restrição para viajantes, estrangeiros ou não, que chegam ao Brasil. A ideia era que as medidas passassem a valer a partir do dia 11 de dezembro. Para evitar imprevistos como esse, a bancária Giselle Cavados, de 42 anos, moradora de Brasília, disse que deixou os comprovantes de vacina impressos. “Acabei me antecipando e tirei os certificados e imprimi antes mesmo do site sair do ar, justamente para não ter nenhum risco, porque eu vou viajar agora nas férias de janeiro e queria estar com tudo certinho para isso”, afirma.

Além da ideia que Giselle teve, outra dica é salvar o certificado de vacina em ambientes como bloco de notas, e-mail e na nuvem, em serviços como Dropbox e Google Drive, por exemplo, em pelo menos três idiomas, se for o caso, para eventuais viagens internacionais.

Sistema afetado

De acordo com o Ministério da Saúde, o incidente afetou, ainda, o sistema de notificação de casos de Covid-19. O e-SUS Notifica, que conta com dados sobre casos e mortes pela doença, estava inacessível há 11 dias, mas voltou ao ar na última terça-feira (21).

O especialista em Cibersegurança e Proteção de Dados Cláudio Dodt afirma que esse tipo de crime está cada vez mais comum, e todas as empresas, independentemente do porte, podem ser alvo dessas ações. “Hoje em dia, qualquer organização que tenha uma presença digital, mesmo pequenas e médias empresas, podem sim vir a ser vítimas de grupos cibercriminosos. Então, é extremamente importante que hoje, toda organização compreenda e trate os seus riscos de cibersegurança”, considera.

 

Fonte: (Rádio Educadora do Maranhão / Brasil 61)

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Paciente realiza passeio terapêutico após primeiro transplante de coração no Maranhão

Após 18 dias do primeiro transplante de coração realizado no Maranhão, no Hospital Universitário da …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x