Conic divulga edital para Fundo Ecumênico de Solidariedade

Podem ser inscritos projetos relacionados à temática da CFE 2016

Fonte: CNBB

Está disponível no site de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) o edital para inscrição de projetos que serão apoiados pelos recursos do Fundo Ecumênico de Solidariedade (FES).

A arrecadação ocorreu, em âmbito nacional, no Domingo de Ramos, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016. O FES foi constituído, a fim de organizar e direcionar as ações da Campanha deste ano.

Os recursos serão partilhados entre as igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), que organizou a CFE 2016. Na Igreja Católica, 60% dos recursos doados construirão o Fundo Diocesano de Solidariedade; nas demais igrejas do Conic, esses recursos construirão um Fundo a ser administrado pelas comunidades eclesiais das igrejas.

Do total da Coleta Ecumênica da Solidariedade, 40% serão enviados para o Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade (FES). Este Fundo servirá para reforçar iniciativas apoiadas pelos fundos diocesanos e das demais igrejas. O FES também apoiará propostas de grupos, associações e outras organizações que desenvolvem ações afins com o tema da Campanha.

Inscrições

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e a CNBB receberão os projetos, farão os procedimentos de cadastro e de averiguação técnica de cada iniciativa, bem como sua análise. Após esse processo serão apresentados ao Conselho Gestor do Fundo Ecumênico Nacional de Solidariedade, composto por representantes das Igrejas-membro do Conic

Para envio de projetos, a instituição deve estar em conformidade com o Edital do Fundo Nacional de Solidariedade, disponível no site de Campanhas da CNBB.

O cadastro do projeto será realizado por meio do sistema acessado em fns.cnbb.org.br. É necessário preencher, por meio eletrônico, todos os dados solicitados referentes ao projeto, e fazer o envio físico do projeto para: FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE – SE/Sul Quadra 801 Conjunto “B” 70.200-014. BRASÍLIA – DF.

Projetos

Os projetos apresentados, de acordo com o edital, devem estar em sintonia com os objetivos da CFE 2016 e devem ter o cunho essencialmente social. Neste ano, com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, a Campanha apresentou como objetivo geral “assegurar o direito ao assentamento básico para todas as pessoas e empenhar, a luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da Casa Comum”.

Serão observados os projetos que estejam dentro dos três eixos apoiados pelo FES. Formação e capacitação; mobilização para conquistas e efetivação de direitos; e superação de vulnerabilidade econômica e geração de renda (projetos produtivos). Em cada eixo, há um foco específico para atuação, como formação para o monitoramento de políticas públicas de saneamento básico; mobilizações para acompanhamento da aplicação dos recursos públicos em saneamento; e projetos voltados à inclusão produtiva e saneamento básico.

Podem enviar projetos ao FES grupos organizados, coletivos, associações, pastorais, igrejas locais e entidades de apoio a movimentos sociais que estejam habilitados a trabalhar com a temática proposta pela CFE 2016.

O primeiro prazo para recebimento de projetos é 01/06/2016, os quais serão analisados em 16/06/2016.

Sobre Rádio Educadora

Verifique também

Poder Judiciário Corregedoria Mídias Notícias Judiciário condena Caema por vazamentos de esgotos na Península da Ponta D’Areia

Sentença do juiz Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x