quarta-feira , 14 abril 2021
Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Conta de luz terá bandeira amarela em março

A cada 100 quilowatts, brasileiros terão que pagar R$1,34 hora de energia elétrica em março. Segundo a agência, a medida foi necessária porque os principais reservatórios de hidrelétricas do Brasil ainda apresentam estoques reduzidos para esta época do ano. Essa situação ocorre porque o volume de chuvas foi muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro de 2020 e janeiro deste ano. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipulou a bandeira tarifária amarela para o período.

Essa situação torna a produção das hidrelétricas desfavorável o que pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico. De acordo com a Aneel, a conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras. Esse sistema foi criado para sinalizar o custo real da energia gerada.

A agência aconselha os consumidores a usarem a energia elétrica de forma consciente e sem desperdício, por causa da bandeira amarela. Entre das dicas de economia estão tomar banhos de até cinco minutos, não forrar a parte interna da geladeira, usar iluminação natural, separar as roupas para passar por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura, retirar os aparelhos da tomada quando possível.

 

Fonte: Agência Brasil

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Como casais divorciados podem declarar no IR despesas com filhos?

Contribuintes divorciados – e que tenham filhos – podem deduzir os gastos que tiveram com …

Deixe uma resposta