Devotos realizam tradicional lavagem da Igreja de São José de Ribamar

20170830_100308
Foto: Marcos Andrey.

A tradicional lavagem do santuário de São José de Ribamar aconteceu na manhã desta quarta-feira (30). O ato de lavar e limpar a igreja possui dois significados: o físico, para que a casa esteja organizada para receber os devotos e as pessoas que visitaram a igreja, e o espiritual, que segundo o Pároco Solidário Pe. Gutemberg Feitosa, a lavagem serve como forma de purificação tanto do coração como da alma “a gente lava o coração, pedi a Deus que nos renove e que possamos celebrar a fé aqui em São José de Ribamar”, explicou.

O acontecimento atrai dezenas de pessoas que chegam à cidade santuário para agradecer por milagres e bênçãos atribuídas ao santo, como Euvinácio da Silva, que após problemas sérios em sua cabeça na infância e através de preces ao santo, conseguiu a cura e até hoje vem ao santuário agradecer sua graça alcançada.

Dona Maria do Socorro Almeida, que participa da lavagem, afirma que vem todos os anos, em forma de agradecimento á São José de Ribamar. “Venho para as procissões, para as missas, em forma agradecer todas as promessas que consegui”, disse.  E Dona Teresinha Matos que veio pedir mais saúde a sua família e renovar a sua fé.

O Padre Irailson Dias afirma que muitas pessoas se unem nesse clima de oração nessa expectativa de celebrar o festejo de São José de Ribamar para pedir graças, bênçãos e suas promessas, assim como participar das missas se confessar, para que as pessoas venham ao santuário se abastecer de Deus. “Nós estamos nesse momento bonito de lavar a igreja simbolizando a purificação da nossa vida, para celebramos dignamente o nosso Deus, através de São José de Ribamar, o festejo sempre é uma oportunidade bonita e alegre para louvarmos ao nosso bom Deus”, afirmou.

Para o Reitor do Santuário Pe. Cláudio Roberto Cruz a lavagem da igreja simboliza que estamos lavando os nossos corações, lavando as nossas mentes e nossos pecados, para acolher o nosso Deus. “Nós também temos que lavar a nossa igreja de pedra, mas sobre tudo lavramos a nossa igreja humana, lavar a nossa sociedade de corrupção, mentira e pecado, lavar as nossas famílias de nossos pecados pessoais, familiares e sociais”, explica.

Por: Marcos Andrey

 

Sobre Editor Rádio Educadora

Verifique também

UFMA abre inscrições de seletivo para professor substituto

As inscrições do processo seletivo para professor substituto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) começam …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x