sexta-feira , 14 maio 2021
Foto: Reprodução

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado em 03 de maio

Data foi escolhida em Assembleia na ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), escolheu em 1993 durante uma assembleia o dia 03 de maio como  Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data é uma forma de apoiar a mídia que tanto sofre com ataques, além de homenagear os jornalistas que perderam a vida no cumprimento de sua profissão.

Para falar sobre essa data que traz uma importante reflexão sobre o papel da imprensa, a Rádio Educadora conversou com Alexandre Gouveia, professor do curso de Jornalismo da Universidade Ceuma. O profissional falou sobre as responsabilidades da imprensa livre, o exercício da profissão nos dias atuais, ensino do ofício para os estudantes de jornalismo, bem como sobre o que o futuro reserva.

O professor pontuou que o principal compromisso do jornalismo é defender os direitos do cidadão. Ele ainda falou a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos jornalistas nos dias atuais no combate às notícias falsas, onde cada vez mais é necessário apurar com bastante critério as informações recebidas. Alexandre relembrou que vivíamos um cenário negacionista, ou seja, a ideologia de quem  nega a realidade dos fatos. Ele reforça a responsabilidade que os jornalistas têm de fortalecer sua credibilidade através de uma boa apuração dos fatos e do compromisso com a ética.

“O principal papel do jornalista é saber pensar.” – Alexandre Gouveia

O professor acredita que não ficará mais fácil exercer a função de informar a sociedade no futuro, para ele nunca foi fácil na verdade. Ele pontua também que existirão novos meios e novas  formas de praticar essa imprensa  livre. As novas tecnologias e a facilidade de propagar informações aumentam a responsabilidade que o jornalista deve ter ao publicar suas notícias.

“O papel da aprendizagem é libertar.” Alexandre Gouveia

 

Fonte: Agência Educadora / Matéria: Emanuelle Cristina

Sobre Redação Educadora

Verifique também

Latinos viajam aos Estados Unidos em busca de imunização

Cidade do México e Lima – Um anúncio de uma agência de viagens oferece promoções …

Deixe uma resposta