Na segunda-feira (6/10), no Plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão, a deputada estadual Helena Duailibe presidiu sessão solene de entrega da Medalha Manuel Beckman, a mais alta honraria do Parlamento maranhense, ao arcebispo emérito da arquidiocese de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva.
A condecoração reconhece os relevantes serviços prestados ao Estado do Maranhão, em especial sua dedicação ao bem-estar social e à grandeza espiritual do povo maranhense.
Compuseram a mesa, a deputada estadual Helena Duailibe; Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão; Dom João Muniz, bispo da Diocese do Xingu/Altamira (PA); o desembargador dr. Cleones Cunha, representando o judiciário maranhense; Ivaldo Prado, corregedor geral da OAB/MA; Kécio Rabelo, presidente da Fundação Memória Republicana; e o homenageado, Dom José Belisário.
“Eu quero deixar aqui registrado o meu agradecimento especialmente à Dra. Helena e aos demais deputados dessa Casa e dizer que eu tenho três famílias. A minha primeira família é a de sangue, a segunda é a família franciscana e a terceira é a Igreja. Por sinal, quando eu era jovem, no movimento estudantil tinha uma canção assim: ‘Eu não gosto de fulano, não gosto dele não, porque tem fulana dentro do seu coração. E quando chegava a minha vez era assim: eu não gosto do frei Belisário, não gosto dele não, porque ele tem a Santa Igreja dentro do seu coração”, relatou Dom Belisário, em seu discurso emocionado.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades civis e religiosas, além de fiéis e amigos de Dom José Belisário, bem como Martha Bispo, secretária executiva do Regional Nordeste 5, juntamente com lideranças pastorais da Igreja no Maranhão.

Dom José Belisário e Martha Bispo.
Trajetória
Natural de Carmópolis (MG), Dom José Belisário nasceu em 4 de agosto de 1945. Cursou Filosofia no Convento São Boaventura de Dalton Filho (RS) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Estudou Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Minas Gerais e possui formação em Espiritualidade Franciscana pela Cefepal, em Petrópolis (RJ).
Foi ordenado padre em dezembro de 1969. Em 1999, foi nomeado bispo da Diocese de Bacabal (MA), sendo ordenado no ano seguinte em sua cidade natal, sob o lema episcopal “Invisibilem tamquam videns” (“Como se visse o Invisível”).
Em 2005, assumiu a Arquidiocese de São Luís como arcebispo metropolitano, cargo que exerceu até 2021, quando apresentou renúncia ao Papa Francisco em razão da idade. Desde então, a Arquidiocese está sob o pastoreio de Dom Gilberto Pastana de Oliveira.
Reconhecimento

A Medalha Manuel Beckman é concedida a personalidades que se destacam na defesa da cidadania, no serviço público e nas ações em prol do desenvolvimento humano e social. Para a deputada Helena Duailibe, a homenagem a Dom Belisário é “um justo reconhecimento a quem dedicou sua vida à fé, ao povo e à Igreja no Maranhão”.