Eclipse solar poderá ser visto hoje em São Luís na Praça Maria Aragão

Eclipse solar poderá ser visto hoje em São Luís na Praça Maria Aragão

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Imagem: reprodução/internet.

Imagem: reprodução/internet.

São Luís será a terceira melhor capital para observar o eclipse no país, que acontecerá na tarde de segunda-feira, 21.  Quem quiser observar o fenômeno, a Praça Maria Aragão será ponto de observação, que será visto parcialmente a partir das 16h17. De acordo com pesquisadores da Sociedade Astronômica do Maranhão e do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência da UFMA, o eclipse solar deverá durar aproximadamente 45 minutos.

O evento é considerado raro e de alta importância pelos astrônomos e servirá de base para o aprofundamento das pesquisas acerca do sol e suas interferências no universo. As regiões Norte e Nordeste deverão ver o fenômeno de forma mais precisa, outros municípios das regiões Sul e Sudeste, por posição geográfica, deverão ter as visualizações do eclipse praticamente nulas.

A última vez que fenômeno semelhante aconteceu no país foi em 2006. À época e na Região Nordeste, apenas parte dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba acompanharam o eclipse. De acordo com os pesquisadores, a previsão é de que o próximo eclipse total solar ocorra no território brasileiro apenas em 2045. De maneira parcial, o fenômeno ocorrerá em 2019.

Em novembro de 2013, o Maranhão também esteve na penumbra e naquela ocasião o Sol foi bloqueado por cerca de 30%. Apesar do pequeno acréscimo no eclipse desse ano, vale muito a observação.

Segundo o site de Física da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), também haverá a observação do eclipse no Campus Paulo VI da UEMA pelo Observatório Astronômico da Física (OBAFIS) a partir das 16:15h.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.