Foto: Reprodução/ G1

Eleições 2024: veja quem são os oito candidatos à Prefeitura de São Luís

O período das convenções partidárias terminou na última segunda-feira (5) e confirmou oito candidatos à Prefeitura de São Luís nas eleições deste ano, que acontecem no dia 6 de outubro. Caso a eleição não se resolva no primeiro turno, os eleitores voltarão às urnas em 27 de outubro.

Com o fim do período das convenções, os partidos, coligações e federações devem oficializar as candidaturas perante a Justiça Eleitoral. É o chamado registro de candidaturas, que deve ser feito até 15 de agosto.

O procedimento permite que a Justiça Eleitoral avalie a validade das candidaturas, ou seja, se um concorrente atende aos requisitos previstos na lei para postular um cargo eletivo ou se há alguma circunstância que o torna inelegível — por exemplo, enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

Confira a lista, em ordem alfabética, dos candidatos à Prefeitura de São Luís:

-Duarte Júnior (PSB):

Foto: Câmara de Deputados

Duarte Júnior tem 37 anos, é natural do Rio de Janeiro e tem formação como advogado e professor universitário. Atualmente, é deputado federal no primeiro mandato. Anteriormente, foi deputado estadual e, entre 2015 e 2018, foi presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Essa é a segunda vez que Duarte concorre à prefeitura de São Luís. Ele disputou as Eleições 2020 e foi para o segundo turno, mas não conseguiu se eleger. Neste ano, terá como candidata a advogada Isabelle Passinho (PT).

Apoiam a candidatura de Duarte Júnior para prefeito de São Luís os seguintes partidos: Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Partido Social Democrático (PSD), União Brasil, Avante, Cidadania, Partido Renovação Democrática (PRD), Podemos, Partido Verde (PV) e Progressistas (PP).

-Eduardo Braide (PSD):

Foto: Prefeitura de São Luís

Eduardo Braide tem 48 anos, é natural de São Luís, e tem formação como advogado. Atualmente, está no primeiro mandato como prefeito de São Luís e tentará a reeleição.

Anteriormente, Braide foi diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís, além de deputado estadual de 2010 a 2014 e de 2015 a 2018. Também foi deputado federal por dois anos, até assumir a prefeitura.

Neste ano, a vice na chapa será mantida com a atual vice-prefeita de São Luís, a professora Esmênia Miranda (PSD). Apoiam a candidatura à reeleição de Braide os partidos Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o Republicanos.

-Fábio Câmara (PDT):

Foto: Câmara Municipal de São Luís

Fábio Câmara tem 51 anos, é natural de São Luís, possui ensino superior incompleto e já foi vereador na capital por dois mandatos, sendo um temporário ao assumir a vaga de Ivaldo Rodrigues, em 2022.

O ex-vereador já tentou ser prefeito de São Luís em 2016, pelo PMDB, mas não foi eleito. Atualmente, Fábio é empresário e atua como uma das lideranças do PDT, em São Luís.

A candidatura será de ‘chapa pura’, sem coligações, com o pastor da Assembleia de Deus, Marco Aurélio, como candidato a vice.

-Flávia Alves (Solidariedade):

Foto: Arquivo pessoal

Flávia Alves tem 42 anos, é natural de São Luís, e possui formação como advogada e pedagoga, além de mestre em Desenvolvimento Regional e especialista em Direito Ambiental e Constitucional.

Já foi conselheira do Conselho Nacional de Meio Ambiente e assessora de planejamento ambiental e urbano na Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento do Maranhão, além de chefe da assessoria jurídica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Luís. Em 2023, foi superintendente no Maranhão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e, atualmente, é presidente estadual do Solidariedade.

A candidatura será de ‘chapa pura’, sem coligações. Na chapa para a disputa pela prefeitura, Flávia terá como candidato a vice o nutricionista Alexandre Fábio (Solidariedade).

-Franklin Douglas (PSOL):

Foto: Divulgação

Franklin Douglas tem 51 anos e é formado em Jornalismo e em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já trabalhou como professor, possui mestrado e doutorado em Políticas Públicas e integra o grupo de pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais.

Em 2020, Franklin foi candidato a prefeito de São Luís, também pelo PSOL, mas não chegou ao segundo turno.

Neste ano, o partido Rede Sustentabilidade apoia a candidatura, que terá como vice a estudante de Serviço Social, Aline Maria, também do PSOL.

-Saulo Arcangeli (PSTU):

Foto: Arquivo pessoal

Saulo Arcangeli tem 52 anos, é servidor público federal do Ministério Público da União e professor universitário da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajufe) e da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas).

Essa será a primeira vez que será candidato a Prefeitura de São Luís. Ele foi candidato ao governo do Estado em 2010, não sendo eleito. Em 2012 e 2016 foi candidato a vereador e prefeito de São Luís, respectivamente, mas acabou não se elegendo. Em 2018, foi candidato a senador do Maranhão.

A candidatura será de ‘chapa pura’, sem coligações. A candidata a vice na chapa será a funcionária pública estadual Jaciara Castro (PSTU).

-Wellington do Curso (NOVO):

Foto: ALEMA

Wellington do Curso tem 53 anos, é natural de Teresina (PI), e possui formação como professor. O político também é empresário na área de cursinhos preparatórios para concursos, seletivos e ENEM. Anteriormente, Wellington foi militar nas forças armadas, servindo como sargento. Atualmente, é deputado estadual no terceiro mandato.

Esta é a segunda vez que Wellington disputa o cargo de prefeito de São Luís. Em 2016, quando estava no PP, ficou em terceiro lugar e não chegou ao segundo turno.

A candidatura será de ‘chapa pura’, sem coligações. Neste ano, terá como candidata a vice a Sub. Tenente da Polícia Militar do Maranhão, Ana Paula.

-Yglesio Moisés (PRTB):

Foto: Divulgação/AsseFoto: Assembleia Legislativa do Maranhão

Yglésio Moyses tem 43 anos, é natural de São Luís e possui formação como médico e advogado. Atualmente, é deputado estadual no segundo mandato.

Antes, Yglésio também atuou como professor universitário, gestor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), e foi presidente do Moto Club por dois anos.

Em 2020, Yglésio se candidatou à Prefeitura de São Luís, mas não chegou a o segundo turno. Neste ano, em uma ‘chapa pura’, sem coligações, terá como candidato a vice o coronel Pereira (PRTB), que é empresário e ex-comandante geral da Polícia Militar do Maranhão.

Com informações do G1

Sobre Emanuelly Lima

Avatar photo

Verifique também

Judiciário obriga Município de São Luís a recuperar escolas quilombolas e da periferia

Uma decisão judicial obrigou o Município de São Luís a apresentar, em seis meses, um …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x