Indígenas bloqueiam estradas no interior do Maranhão em protestos

Indígenas maranhenses se em manifestaram contra o Marco Temporal nas primeiras horas desta segunda-feira (5). Na madrugada, moradores da aldeia Akróa Gamella bloquearam um trecho da MA-014 em protesto contra o Marco Temporal, que acontece em votação no Supremo Tribunal Federal (STF) e que trata da demarcação de terras indígenas.

A manifestação é ocorreu nas proximidades do povoado Taquaritiua, em Viana. Os manifestantes bloquearam a rodovia com pedaços de madeira, pneus, faixas e outros materiais.

Um outro ponto de bloqueio foi no Km 249 da BR-316, com cerca de 100 indígenas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a manifestação ocorreu de forma pacífica, com equipes da PRF acompanhado no local e orientando para que veículos não cheguem ao trecho interditado.

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta segunda-feira (5) a primeira audiência da comissão de mediação que tratará das ações relacionadas ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Os trabalhos estavam agendados para iniciar às 14h, no plenário da Segunda Turma da Corte.

A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator das ações apresentadas pelos partidos PL, PP e Republicanos para manter a validade do projeto de lei que estabeleceu o marco e de processos em que entidades que representam os indígenas e partidos governistas questionam a constitucionalidade da tese.

Além de levar o caso para mediação, Gilmar Mendes recusou o pedido de entidades para suspender a decisão do Congresso que validou o marco, uma decisão que descontentou os indígenas. A previsão é que as reuniões se estendam até 18 de dezembro deste ano.

com informações de Oimparcial

Sobre Valeria Baldez

Avatar photo

Verifique também

Lula emite nota de pesar pela morte de Dom Angélico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota de pesar pela morte de Dom …

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x