A Grande Ilha vai receber uma das maiores obras de infraestrutura viária dos últimos anos. O governador Carlos Brandão assinou, nesta quarta-feira (16), a ordem de serviço para a construção da nova etapa da Avenida Litorânea, que passará a ter o dobro de extensão.
A nova via terá mais 7 quilômetros de extensão, ligando a Avenida São Carlos, no bairro Olho d’Água (São Luís), à Avenida Atlântica, no bairro Araçagi (São José de Ribamar). Atualmente, a Litorânea tem 7 quilômetros. Com a ampliação, passará a ter 14 km no total.
A obra será executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e está orçada em R$ 235,6 milhões. O investimento é fruto de uma parceria entre o Governo do Maranhão e o Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades.
O novo trecho da Litorânea vai incluir:
- Ciclovia ao longo de toda a avenida;
- 10,2 km de calçadas amplas;
- Três faixas de rolamento por sentido (uma exclusiva para ônibus);
- Novos abrigos para passageiros do transporte coletivo;
- Estacionamento a 45º;
- Canteiro central com piso intertravado;
- Iluminação pública em LED;
- Sistema completo de drenagem e ligação ao sistema de esgoto.
Um dos destaques do projeto é a construção de uma ponte sobre o Rio Jaguarema, que vai conectar diretamente o novo trecho à Avenida Atlântica, no Araçagi, melhorando o fluxo de veículos e a integração entre os municípios.
Na Praça de Iemanjá, localizada no Olho d’Água, haverá ainda um projeto de urbanização com espaços de lazer, turismo e valorização da cultura e religiosidade da orla maranhense.
A nova Litorânea também será uma alternativa viária entre a Avenida dos Holandeses e a MA-203 (Estrada da Raposa), reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade entre São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.
Créditos: DifusoraNews.